Comissão de Participação Popular vai examinar proposta que amplia acesso a bibliotecas
A partir da sugestão nº 8/2010, na qual a Associação dos Analistas de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte (APTA) apresentou proposta para revisão da política municipal de bibliotecas e criação de um Sistema de Bibliotecas Escolares e de Formação de Leitores no Município, a Comissão de Participação Popular aprovou requerimento do vereador João Bosco Rodrigues (PT), na reunião do dia 25 de março.
O requerimento, encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, solicita providências para a criação de um Grupo de Estudo para avaliar e propor medidas para efetivação do Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A APTA solicitou à Comissão que examinasse a proposta a partir de minuta de projeto de lei elaborado pela entidade.
O objetivo do programa é incentivar a leitura e melhorar os serviços de biblioteca das escolas públicas municipais, aprimorando a informatização, a estrutura física e o aumento do acervo, além da integração entre as unidades, facilitando o acesso dos estudantes.
Além da APTA, o grupo deverá ter a participação da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação, Conselho Regional de Biblioteconomia e da equipe multidisciplinar da UFMG que discute as bibliotecas escolares.
Participaram da reunião os vereadores João Bosco Rodrigues (PT), presidente da Comissão, Pricila Teixeira (PTB), Márcio Almeida (PRP) e Carlúcio Gonçalves (PR).