AUDIÊNCIA EXTERNA

Vereadores vão ao Aglomerado da Serra discutir desapropriações de imóveis

Vereadores vão ao Aglomerado da Serra discutir desapropriações de imóveisA Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizou, na noite desta quarta-feira (30), sua primeira audiência pública fora da Câmara Municipal em 2011. Os vereadores Autair Gomes (PSC) e Elaine Matozinhos (PTB) se reuniram com moradores do Aglomerado da Serra que devem ser removidos por causa de intervenções viárias do Programa Vila Viva.

A audiência foi realizada na Igreja Batista Sião, que ficou lotada de moradores e comerciantes do Aglomerado. A comunidade está preocupada com as mudanças que a Prefeitura pretende fazer na região, como o alargamento da Rua Nossa Senhora de Fátima, uma das principais vias locais. Por causa das obras, mais de 100 moradores e comerciantes terão que ser removidos.

A representante da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Patrícia Castro, informou que as obras estão em fase de captação de recursos e elaboração do projeto executivo, e que ainda não têm data para começar. Ela tranqüilizou a população e assegurou que todo o projeto será feito em parceria com a comunidade.

O presidente do Conselho Comunitário da Vila Marçola, Antônio João de Ramos, disse que os moradores reconhecem a importância da obra para a região e querem estreitar o relacionamento com a Prefeitura.

O vereador Autair Gomes, presidente da comissão, afirmou que a audiência foi fundamental para esclarecer como serão as intervenções na região e acalmar moradores e comerciantes que temem ser prejudicados. O parlamentar garantiu que a Câmara Municipal vai acompanhar a situação de perto.

A vice-presidente da comissão, Elaine Matozinhos, se comprometeu a estudar a possibilidade de um projeto de lei que garanta aos comerciantes removidos em função de obras do Vila Viva a permanência em localidade próxima ao estabelecimento anterior.  

Superintendência de Comunicação Institucional