TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Audiência a ser realizada no dia 10 irá debater acesso ao Bairro São Paulo

Comissão também quer informações sobre obra de canalização do Córrego Jatobá, no Barreiro, em trecho da Avenida Delfino Francisco Xavier

quinta-feira, 3 Dezembro, 2020 - 19:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O acesso de veículos e pedestres ao Bairro São Paulo será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 10 de dezembro, às 13h30. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (3), quando os vereadores também decidiram enviar requerimento ao Gabinete do Prefeito Alexandre Kalil para obter informações sobre o andamento da obra de canalização do Córrego Jatobá. O Colegiado ainda recebeu da PBH resposta à sugestão de implementação de auxílio financeiro aos motoristas do transporte privado escolar durante a pandemia. De acordo com a PBH, a sugestão será levada em consideração.

Para participar da audiência sobre o acesso ao Bairro São Paulo e as possíveis mudanças que possam vir a ser implementadas serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura, da Secretaria Municipal de Política Urbana, da BHTrans, da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste e de lideranças do bairro. De autoria dos vereadores Edmar Branco (PSB) e Reinaldinho (Pros), a audiência pública ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, e poderá ser acompanhada tanto ao vivo quanto após sua realização por este Portal. Por meio de formulário eletrônico, o cidadão pode participar da audiência, enviando perguntas, comentários e sugestões.

Inundação no Barreiro

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário requereu ao Gabinete do Prefeito Alexandre Kalil informações sobre o andamento de obra de canalização do Córrego Jatobá em seu trecho fechado sob a Avenida Delfino Francisco Xavier, entre a Avenida Djalma Vieira Cristo até a Rua Francisco Martins Marques, no Vale do Jatobá, Regional Barreiro.

Em fevereiro deste ano, o vereador Wesley Autoescola já havia apresentado requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a obra. Naquela ocasião, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura havia informado que estava na fase de contratação de projetos, cuja previsão seria para o segundo semestre do ano atual. Estando no período chuvoso, o parlamentar volta a questionar o Executivo sobre a obra, uma vez que o referido trecho sob a Avenida Delfino Francisco Xavier sofre inundações recorrentes, mesmo com chuvas mais amenas. De acordo com Wesley Autoescola, “aparentemente, a tubulação não comporta a vazão da água que vem pelo trecho aberto, fazendo com que a água se acumule na entrada da canalização e transborde, inundando todo o trecho de via citado”.

Transportadores escolares

O Colegiado sugeriu ao prefeito que seja realizado um empréstimo financeiro aos motoristas do transporte privado escolar no período de pandemia. Uma vez encerrada a crise sanitária, os transportadores prestariam serviços ao Município como compensação ao auxílio financeiro recebido. Entre as possibilidades de serviços a serem prestados está o transporte de estudantes para excursões e eventos. Os motoristas também poderiam levar idosos ou pessoas que necessitassem de atenção especial para tratamentos de saúde.

A sugestão foi encaminhada ao Executivo no mês de julho; já a resposta foi enviada pela Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social na segunda quinzena de novembro. Na resposta, que esteve na pauta da Comissão nesta quinta, o Executivo informou que a sugestão seria levada em consideração.

Wesley Autoescola informou que a PBH estudou a possibilidade de implementação de tal auxílio aos transportadores escolares, mas alegou estar impedida de implementá-lo em decorrência de impossibilidade legal para tanto. O parlamentar espera que, uma vez encerrado o período eleitoral, que era apresentado como impeditivo legal, a implementação da sugestão em benefício dos transportadores venha a ser novamente estudada pelo Executivo.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

35ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário