ORÇAMENTO E FINANÇAS

Comissão pede informações sobre contas municipais do exercício de 2004

PL que autoriza criação de fundo para combate à dengue pode ser anunciado para apreciação em Plenário

quarta-feira, 9 Dezembro, 2020 - 21:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado pela aprovação das contas do Município referentes ao exercício de 2004, quando estava à frente da Prefeitura Fernando Pimentel (PT), chegou em novembro deste ano à Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. O relator Jorge Santos sugeriu que a proposição seja baixada em diligência, o que foi aceito pelo Colegiado nesta quarta-feira (9). Após a análise das informações a serem encaminhadas aos parlamentares em decorrência da diligência aprovada, a Comissão emitirá um parecer favorável ou contrário à deliberação do Tribunal de Contas. Na mesma reunião os parlamentares emitiram parecer contrário à Emenda 1 apresentada ao PL 860/19, que autoriza o Executivo Municipal a criar o Fundo Municipal de Combate à Dengue e outras Doenças Endêmicas (Fumcend).

A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou pedido de informação ao ex-prefeito Fernando Pimentel, ao Poder Executivo e ao Tribunal de Contas do Estado sobre a prestação de contas de 2004. Os vereadores querem saber sobre o cumprimento das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo em vista que, de acordo com tal norma, é vedado ao titular do Poder Executivo, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. O pedido de diligência aponta que, apesar de 2004 ter sido o último ano de mandato de Fernando Pimentel, o montante financeiro disponível para o exercício de 2005 apresentado no balanço financeiro constante das contas da gestão foi de aproximadamente R$ 134 milhões, enquanto os restos a pagar constantes do mesmo processo foram de aproximadamente R$ 404 milhões.

Os vereadores também querem ter acesso ao demonstrativo de execução das emendas parlamentares ao PLOA 2004, apresentando o valor aprovado e o valor executado para cada objeto de gasto proposto pela emenda e as justificativas para a não execução, quando for o caso.

A diligência aprovada pela Comissão nesta quarta também solicita a suspensão do prazo para a emissão de um parecer, de modo que se possa aguardar o recebimento das informações e haja o tempo necessário para a análise das mesmas.

Fundo para combater a dengue

O PL 860/19 busca autorizar o Executivo Municipal a criar o Fundo Municipal de Combate à Dengue e outras doenças endêmicas (Fumcend), com autonomia administrativa e financeira. O objetivo do fundo seria, de acordo o autor do projeto, vereador Dr. Nilton (PSD), arrecadar recursos de forma específica para o combate às doenças endêmicas no município.

A Emenda 1, analisada pela Comissão, suprime do texto original o trecho "com autonomia administrativa e financeira”. Ao analisar a Emenda, o relator Jorge Santos (Republicanos) apresentou parecer pela rejeição da mesma. Ao argumentar contra a emenda, o parlamentar afirma que ela é incompatível com o Plano Plurianual de Ação Governamental, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o orçamento anual. O parecer foi aprovado pela Comissão. A partir de agora, a proposição pode vir a ser anunciada para apreciação em Plenário, onde estará sujeita ao quórum de 21 parlamentares em 2º turno.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Comissão de Orçamento e Finanças Públicas - 36ª Reunião Ordinária