ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Ciro Pereira vai presidir comissão especial e Jorge Santos será relator

Reuniões serão realizadas às segundas-feiras da terceira e quarta semanas do mês, às 11h, no Plenário Camil Caram

quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021 - 17:30

Foto: Ernandes Ferreira/CMBH

A comissão especial de estudo para debater medidas para inserir Belo Horizonte no cenário internacional teve a sua primeira reunião nessa quarta-feira, (25/2). Na ocasião, foram eleitos, por unanimidade, Ciro Pereira (PTB) como presidente e Jorge Santos (Republicanos) como relator. As reuniões serão realizadas à segundas-feiras da terceira e quarta semanas de cada mês, às 11h, no plenário Camil Caram. 

“Conheço bem o tema e a área e posso contribuir muito para colocar Belo Horizonte na rota internacional e dar o protagonismo que essa cidade merece. Muito obrigado pela confiança de todo mundo”, disse o presidente eleito. Ciro Pereira é graduado em Administração de Empresas pela Fumec e especialista em Gerenciamento Estratégico Internacional pela Seda College, na Irlanda, e tem experiência como empreendedor e consultor, com passagem pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas). 

O relator Jorge Santos tem como uma de suas pautas o auxílio ao micro e pequeno empreendedor. 

Assuntos internacionais

A Comissão Especial de Estudo - Assuntos Internacionais visa promover estudos relativos ao tema para capital mineira, e tem o objetivo de inserir a cidade no cenário internacional para a construção de parcerias e proporcionem o seu desenvolvimento econômico, técnico e tecnológico. A comissão foi criada através da assinatura de 19 vereadores de diversos grupos partidários. 

Ciro Pereira explicou que a criação da comissão pode trazer grandes possibilidades para Belo Horizonte no intercâmbio entre outras cidades e outros países do mundo porque incentiva a vocação de BH para o turismo de negócios. “A gente pode trazer e identificar oportunidades que possam ser implementadas aqui e colocar Belo Horizonte no mapa do roteiro internacional de negócios. Dessa maneira, a capital mineira avança e ganha visibilidade mundial, investimentos e oportunidades de negócio”, defendeu.

Ao presidente de comissão compete, além de outras atribuições, definir as proposições que comporão a pauta de votações e representar a comissão interna e externamente, de tudo prestando informações aos demais membros na primeira reunião seguinte. De acordo com o § 1º do artigo 66 do Regimento Interno, “no que diz respeito à direção das reuniões, o presidente de comissão tem, no que couber, as mesmas prerrogativas previstas para o presidente da Câmara”.

A comissão especial de estudo tem prazo de vigência da legislatura em que foi constituída, porém poderá terminar os trabalhos antes do fim deste prazo, caso seus membros entendam que o assunto já foi abordado em sua totalidade. Antes do encerramento da comissão, o relator apresenta um documento (relatório final) que é a conclusão dos trabalhos do colegiado.

Formam a comissão Ciro Pereira, Jorge Santos, Fernanda Pereira Altoé (Novo), Bruno Miranda (PDT) e Nikolas Ferreira  (PRTB). São suplentes Wanderley Porto (Patri), Braulio Lara (Novo), José Ferreira (PP), Rogerio Alkimim (PMN) e Rubão (PP).      

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Comissão Especial de Estudo - Assuntos Internacionais - 1ª Reunião