Início>Comunicação>Notícias>Nesta semana, parlamentares vão a três locais ameaçados por chuvas
VISITAS TÉCNICAS
Nesta semana, parlamentares vão a três locais ameaçados por chuvas
Serão visitados Bairro Xodó Marize, vítima das cheias do Córrego Isidoro, Vila do Índio e Vila Biquinhas
segunda-feira, 1 Março, 2021 - 16:45
Foto: Gercom Norte/PBH
Chuvas, alagamentos e desmoronamentos, recorrentes em Belo Horizonte nessa época do ano e agravados pela falta de infraestrutura básica em várias regiões, são uma preocupação constante da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Para esta semana, estão previstas três visitas técnicas tratando dessa temática. Na próxima terça-feira (2/3), às 9h30, será feita uma vistoria em rua do Bairro Xodó Marize para avaliar propostas visando solucionar ou minimizar os problemas enfrentados pelos moradores em relação ao transbordamento do Córrego Isidoro. Já na próxima quinta-feira (4/3), às 9h, a visita será na Vila do Índio, com objetivo de verificar a situação dos cidadãos expostos à risco devido às chuvas e alagamentos, além de obter informações sobre obras de infraestrutura e saneamento. Oito logradouros serão visitados na Vila Biquinhas, na próxima sexta-feira (5/3), também às 9h, com o intuito de verificar as condições em que se encontram os córregos rodeados pelos becos e vielas citados no requerimento e apurar possibilidade de tomada de medidas emergenciais pelo poder público.
A visita técnica ao Bairro Xodó Marize (Região Norte), proposta por Ciro Pereira (PTB) terá como ponto de encontro a Rua Deputado Raimundo Albergaria, nº 453. Foram convidados para a atividade o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o subsecretário de Assuntos Institucionais, Silvinho Rezende; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques; e o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck Neto.
Em 30 de novembro de 2020, a Prefeitura informou em seu site que está em andamento a implantação de uma estrutura hidráulica de captação dos escoamentos superficiais no emboque do Ribeirão Isidoro, localizado na Avenida Vilarinho com Rua Doutor Álvaro Camargos e Rua Maçom Ribeiro. Nesta segunda etapa está prevista a construção da caixa de captação – com área aproximada de 2.500 m² e volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros) –, com investimento de aproximadamente R$ 10,5 milhões.
O Executivo também anunciou que, em setembro de 2020, foi assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal, garantindo recursos na ordem de R$ 200 milhões para obras nas bacias hidrográficas dos Córregos Vilarinho, Nado e do Ribeirão Isidoro. Atualmente, o empreendimento está em fase de estudos e elaboração de projetos técnicos de engenharia para obras de micro e macrodrenagem, desapropriações, além de indenizações de benfeitorias e terrenos necessários para liberação de área para obras.
Também tramita na Casa, em 2º turno, o Projeto de Lei 1026/20, do Executivo, que autoriza a contratação de operações de crédito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), ou a outra instituição financeira, até o valor de 160 milhões de dólares, destinados ao Programa de Redução de Riscos de Inundações e Melhorias Urbanas na Bacia do Ribeirão Isidoro.