ENFRENTAMENTO À COVID-19

Comissão questiona PBH sobre redução do número de leitos de UTI e de enfermaria

Parlamentares querem saber por que PBH reduziu leitos destinados à covid-19 e se taxa de ocupação permanece em alta 

sexta-feira, 28 Maio, 2021 - 15:15
Sala de UTI com dois leitos vazios

Foto: Adão de Souza / PBH

Desde fevereiro, os boletins epidemiológicos emitidos pela Prefeitura indicam que a ocupação dos leitos de terapia intensiva destinados para pacientes com covid-19 está acima de 70%, um número considerado crítico. O último boletim, emitido na quinta-feira (27/5), indica que o percentual atingiu a marca de 79,2%, um aumento de 1% em relação há uma semana, quando o índice era de 78,2%. Já a taxa de ocupação de leitos nas enfermarias subiu de 61,4% para 64% no mesmo período. Diante disso, a Comissão Especial de Estudos - Enfrentamento à Covid-19 aprovou, nesta sexta-feira (28/5), pedido de informação à PBH questionando qual o critério utilizado para fechar leitos de covid na capital, tendo em vista o aumento na taxa de ocupação desses leitos no último mês. O colegiado também deseja saber se o fechamento dessas vagas não seria a causa do aumento da taxa de ocupação.  

Assinado pelo vereador Nikolas Ferreira (PRTB), o pedido de informação é destinado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. Em sua justificativa, Nikolas afirma que o boletim publicado no site da PBH no dia 19 de abril de 2021 indicava a disponibilidade de  570 leitos de UTI e 1.180 leitos de enfermaria destinados a pacientes com covid e que, um mês depois, em 19 de maio, outro boletim trazia a informação de que em BH havia 15 leitos a menos na UTI e 15 a menos na enfermaria. 

Segundo boletim divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (27/5), em Belo Horizonte, 5.040 pessoas perderam a batalha contra a covid-19 e 204.527 pessoas testaram positivo para a doença.

Participaram da reunião os vereadores Bruno Miranda (PDT), Braulio Lara (Novo) e Dr. Célio Frois (Cidadania).

Assista o vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

8ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento à Covid-19