AUDIÊNCIA PÚBLICA

Queixas de alimento estragado servido em hospital infantil serão apuradas

Denúncia revela presença de larvas na comida, atrasos e inadequação na dieta de pacientes com restrição alimentar

segunda-feira, 28 Junho, 2021 - 14:15

Foto: Antonio Cruz/ABr

A denúncia de falta de alimentação adequada e de qualidade fornecida pela empresa Family Restaurant's para pacientes, acompanhantes, prestadores de serviço e servidores do Hospital Infantil João Paulo II será discutida em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento na próxima quarta-feira (30/6), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. De acordo com a presidente do Conselho de Saúde do hospital, Larissa Furtado, é fornecida "comida com mosca, mosquitos e larvas, baixo teor nutricional, atrasos e até falta de refeições para crianças com dietas restritivas''. Solicitada pelo vereador Dr. Célio Frois (Cidadania), a reunião também vai abordar a demora da reforma do refeitório (fechado desde 2019) do hospital, que é referência para doenças crônicas pediátricas no estado, doenças raras e agora também referência covid-19 de pediatria. A audiência será realizada por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo Portal CMBH, e a população pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio do formulário eletrônico

Além da autora da denúncia, foram convidados o diretor do Hospital Infantil João Paulo II, Fabrício Giarola Oliveira; a gerente de Coordenação de Nutrição, Déborha Silva; a presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Renata Ferreira Leles Dias; a diretora Assistencial Fhemig, Lucinéia Maria de Queiroz Carvalhais Ramos; e um representante do Conselho Estadual de Saúde.

Primeiro Centro de Referência em Doenças Raras de Minas Gerais, o Hospital Infantil João Paulo II integra a Rede Fhemig e foi fundado em 1971 como Centro Hospitalar de Doenças Transmissíveis. Em 1982, foi denominado Centro Geral de Pediatria (CGP), e, em 2007, recebeu o nome atual. Localizado no Bairro Santa Efigênia, o hospital, que conta com 16 leitos de UTI pediátricos, presta assistência e acompanhamento a outras doenças raras em seus ambulatórios de especialidades pediátricas, como cardiologia, neurologia, reumatologia, gastroenterologia, pneumologia, dermatologia, endocrinologia, entre outros. Além do acompanhamento ambulatorial, a unidade se destaca pela assistência domiciliar a esses pacientes. 

Superintendência de Comunicação Institucional