DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Políticas para pessoas em situação de rua serão discutidas em audiência

Comissão cobra informações sobre impactos de obras previstas para terem início em 2022 na Avenida Cristiano Machado

quinta-feira, 5 Agosto, 2021 - 18:30

Foto: José Cruz/Agência Brasil

No dia 26 de agosto, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irá realizar audiência pública para discutir questões relacionadas às pessoas em situação de rua. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5/8), quando os parlamentares membros da comissão também aprovaram pedido de informação à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura sobre impactos de intervenções de engenharia na Avenida Cristiano Machado previstas para terem início no ano que vem. Na mesma reunião, os vereadores aprovaram visita técnica a ser realizada, no dia 19 de agosto, na Rua Princesa Isabel, Bairro Copacabana, com o objetivo de averiguar possível mudança no trânsito da referida via. O resultado completo da reunião pode ser acessado aqui.

Braulio Lara (Novo) é relator de estudo intitulado "BH sem Morador de Rua", que tem o objetivo de aprofundar e desenvolver análises e sugestões sobre o tema a partir dos seguintes eixos: atendimento e encaminhamento social; revitalização de centralidades e bairros degradados; fomento do turismo em regiões específicas; e reinserção no mercado de trabalho. Para a elaboração do estudo, serão solicitados pedidos de informação e requeridas reuniões técnicas e audiências públicas. É nesse escopo de trabalho que se enquadra o requerimento para realização de audiência pública apresentado por Braulio Lara com o intuito de discutir questões relacionadas às pessoas em situação de rua. A audiência está prevista para ocorrer no dia 26 de agosto, às 13h30.

Obras na Cristiano Machado

Conforme decisão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, será encaminhado ao secretário municipal de Obras e lnfraestrutura de Belo Horizonte, Josué Costa Valadão, pedido de informação apresentado pela vereadora Macaé Evaristo (PT) com as seguintes questões: de que forma as obras para construção de viadutos e trincheiras na Avenida Cristiano Machado, previstas para o ano de 2022, vão impactar a vida e a rotina, além do direito à moradia dos moradores da região do Primeiro de Maio? O requerimento apresentado por Macaé também questiona se, em decorrência das obras, existe previsão de desapropriação na região da Praça Primeiro de Maio.

Trânsito no Bairro Copacabana

Com o objetivo de verificar a possibilidade de implantação de mão única na Rua Princesa Isabel, no sentido Rua Inglaterra e Rua Brasil, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou a realização de visita técnica à referida via. Requerida pela presidente da Câmara, Nely Aquino (Pode), a visita técnica ocorrerá na Rua Princesa Isabel, no trecho compreendido entre as Ruas Inglaterra e Brasil, no dia 19 de agosto, às 9h30. Serão convidados para participar da atividade representantes da Coordenadoria de Administração Regional Municipal Venda Nova, da BHTrans e da Comissão Regional de Transporte e Trânsito da Regional Venda Nova.

Superintendência de Comunicação Institucional