CPI DA BHTRANS

Vereadores vão ouvir engenheira técnica e proprietário da Tecnotrans em agosto

Empresa teria elaborado as propostas de todas as participantes do processo de concessão do transporte público em BH

segunda-feira, 2 Agosto, 2021 - 18:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A engenheira técnica da empresa Tecnotrans, Renata Barra, deve depor na CPI da BHTrans no dia 18 de agosto, às 11h. Ela é filha de André Barra, sócio-administrador da empresa que foi contratada para elaborar todas as propostas das participantes do processo de seleção das concessionárias de ônibus da capital. A previsão é que no dia 11 de agosto, às 9h30, o pai de Renata Barra também seja ouvido pela CPI, que investiga suspeita de cartel entre as participantes da licitação. As decisões foram tomadas nesta segunda-feira (2/8) em decorrência da aprovação de requerimentos apresentados pelo presidente da CPI, Gabriel (sem partido).

André e Renata Barra vão depor como testemunhas e têm o direito de serem acompanhados por advogados. Por decisão da Justiça, eles também não precisam responder às perguntas que, porventura, possam vir a incriminá-los, nem podem sofrer quaisquer constrangimentos físicos ou morais.

O presidente da comissão, em reunião da CPI do dia 30 de junho, em relação a Renata Barra, que teria assinado todas as planilhas das empresas que concorreram ao certame, afirmou que a engenheira “foi a responsável por rasgar um processo de licitação dessa cidade, de 20 anos, de R$ 20 bilhões. Agiu para garantir um conluio”.

A Tecnotrans também é investigada por supostas irregularidades no processo de licitação de ônibus de Governador Valadares. A empresa atuou na concessão do transporte público naquela cidade e presta serviço para a vencedora do processo que ajudou a elaborar.

Pandemia

A CPI também aprovou requerimento apresentado por Gabriel solicitando à BHTrans que encaminhe nota técnica na qual sejam demostrados os impactos da pandemia do coronavírus no Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

22ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI BHTrans