VISITAS DA SEMANA

Vereadores visitam Barreiro e Venda Nova para avaliar melhorias na sinalização

Moradores querem redutor de velocidade, sinalização vertical e horizontal e permissão para estacionamento apenas em um lado das vias

segunda-feira, 30 Agosto, 2021 - 09:45
Sinalização horizontal no cruzamento de vias. Faixa de pedestre e inscrição de PARE pintadas no asfalto

Foto: Claudio Rabelo/ CMBH

O aumento no fluxo de veículos na Rua Waldir César Branquinho, no Bairro Conjunto Túnel de lbirité (Barreiro), observado desde junho de 2021, quando foi inaugurado o Centro de Saúde Lissandra Angélica David Justino, e a destinação de uma nova área para exames do Detran-MG, em Venda Nova, estão trazendo insegurança para pedestres e motoristas que circulam nas regiões. Diante disso, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visitas técnicas aos locais, para verificas as demandas e avaliar soluções junto à Prefeitura. A Rua Waldir César Branquinho, será vistoriada nesta terça-feira (31/8), às 10h. Já a visita ao Bairro Mantiqueira, em Venda Nova, está prevista para quarta-feira (1º/9), às 10h.

Fluxo de carros no Barreiro

Autor do pedido para a visita à Rua Waldir César Branquinho, o professor Juliano Lopes (Agir) explica que a demanda foi solicitada pela comunidade que está preocupada com o aumento de veículos na via. O ponto de encontro será na porta da unidade de saúde, na Rua Waldir César Branquinho, 111. O objetivo da vistoria é avaliar a possibilidade de melhoria no trânsito com a implantação de redutor de velocidade e de sinalização no local. O colegiado também vai solicitar um estudo de viabilidade para que o estacionamento seja autorizado somente em um dos lados da via.

Serão convidados para acompanhar os trabalhos o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Walmir Ancelmo Mattos; e a gerente da BHTrans na Regional Barreiro, Maria Inês Oliveira Ferreira Franco.

Exames do Detran em Venda Nova

Já a visita técnica ao Bairro Mantiqueira, em Venda Nova, foi solicitada por Ramon Bibiano da Casa de Apoio (PSD). A atividade pretende avaliar a implantação de sinalização horizontal e vertical na Rua Luíza Salomão, a partir do número 460; na Rua Aristóteles Brandão, nos dois sentidos; e na Rua Maria Luíza Lara, também nos dois sentidos, com possível proibição de estacionamento. O ponto de encontro será na Rua Luiza Salomão, próximo ao número 460.

De acordo com Ramon Bibiano, os moradores estão preocupados com o aumento do fluxo de veículos porque o local será usado pelo Detran como área de exames de direção. A proposta é avaliar a implantação de sinalização horizontal e vertical proibindo o estacionamento nos dois lados da via, nos dias em que o Detran utilizar a área para realização de exames de rua dos candidatos a motoristas. "A visita será uma oportunidade para discutirmos a sugestão com representantes do Poder Executivo", afirmou Bibiano.

Para acompanhar os trabalhos, serão convidados a secretária e o sub-secretário municipais de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco e Silvinho Rezende; o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; o delegado da Polícia Civil responsável pelo Detran-MG, Agenor Fidelis Filho; e o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG), Alessandro Dias.

Durante a visita técnica, os representantes da PBH deverão apresentar informações sobre intervenções e prazos previstos para o local.

Superintendência de Comunicação Institucional