CPI DA BHTRANS

Setra e Transfácil serão visitados para checar impedimentos de envio de dados

CPI vai também à BHTrans verificar contrato entre PBH e empresas de ônibus em 2008

segunda-feira, 20 Setembro, 2021 - 18:30
Fachada da transfácil, durante o dia

Foto: Transfácil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BHTrans irá realizar três visitas técnicas nesta semana. Nesta terça-feira (21/9), às 14h, o alvo é o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH); às 15h30, a CPI segue para o Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil), responsável pelo gerenciamento dos Cartões BHBus. O objetivo é apurar quais são os impedimentos de ordem técnica que obstam o envio das informações requisitadas pela comissão. Transfácil e Setra-BH se situam na Rua Aquiles Lobo, 504, Bairro Floresta. Na quarta-feira (22/9), a CPI irá até a BHTrans (Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Bairro Buritis), às 14h, para verificar as condições dos documentos públicos referentes ao processo licitatório e o contrato assinado entre o Município e as empresas de ônibus para a concessão do serviço de transporte público em 2008 e as formas de controle sobre a tramitação interna de processos. 

Setra -BH e Transfácil

As informações ainda não fornecidas à CPI da BHTrans tratam de seguros. O Transfácil não informou dados sobre os seguros de responsabilidade civil e de cobertura de danos. O Setra-BH deixou de encaminhar dados sobre o tema em formato de extratos consolidados mensais e anuais, como requerido, não explicitou se restou algum pagamento em aberto e nem respondeu qual o valor do somatório já pago a cada um dos seguros (garantia, responsabilidade civil e cobertura de danos). 

BHTrans

Solicitada por Gabriel, a visita tem o objetivo de abrir oito caixas contendo a documentação relativa ao processo licitatório e o contrato assinado entre o Município e as empresas de ônibus para a concessão do serviço de transporte público, em 2008, que estavam desaparecidas, de acordo com dirigentes da empresa de trânsito. A visita deve contar com a presença de representantes do Ministério Público e da Polícia Civil.

Conforme reportagem veiculada pelo TV Globo Minas e exibida durante reunião da CPI no dia 15 de setembro, a documentação foi entregue pelo ex-gerente de Estudos Tarifários e Tecnologia da BHTrans, Adilson Elpídio. Os documentos foram guardados em cofre do posto da Guarda Municipal. Ao anunciar a agenda, o presidente da CPI, Gabriel (sem partido), comentou que “Estaremos lá para abrir estas caixas que não é apenas uma, mas oito caixas pretas”. Diante dos novos documentos, os parlamentares pediram a prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 30 dias, contados a partir de 15 de setembro. Caso a comissão necessite de mais prazo para finalizar o relatório final, o prazo ainda pode ser estendido por outros 30 dias.

Superintendência de Comunicação Institucional