PREVENÇÃO À COVID

Mais dois shoppings são fiscalizados quanto a questões sanitárias

Além do investimento no combate ao vírus, Shoppings Cidade e Boulevard promovem campanha de conscientização e prevenção 

sexta-feira, 18 Fevereiro, 2022 - 18:15
Foto: Abraão Bruck/CMBH

Dando sequência a uma série de visitas com o objetivo de fiscalizar as condições sanitárias referentes ao enfrentamento da covid-19, a Comissão de Saúde e Saneamento foi, nesta sexta-feira (18/2), aos Shoppings Cidade e Boulevard. Com o avanço da vacinação, os centros de comércio estão recebendo cada vez mais pessoas, o que torna ainda mais importante a manutenção de medidas que evitem ou pelo menos diminuam a transmissão do coronavírus. A fiscalização, que já foi feita no Shopping Estação e no Minas Shopping, foi solicitada pelo vereador Rubão (PP) e teve como prioridade as praças de alimentação, mas também foi realizada em banheiros, espaços destinados a caixas eletrônicos, corredores, estacionamentos, elevadores, escadas e outras áreas comuns.

Shopping Cidade

Com circulação, antes da pandemia, de cerca de 70 mil pessoas por dia, o Shopping Cidade, que fica na área central da cidade, chegou a receber até 2 milhões de pessoas por mês e possui duas praças de alimentação com capacidade total para 1534 lugares. Segundo a administração do shopping, 40% do público que circula no estabelecimento vai às praças de alimentação na hora do almoço. São ainda 24 escadas rolantes e cinco elevadores.

Para Rubão, o Shopping Cidade tem feito um bom trabalho na questão sanitária e certamente está ajudando no combate à covid-19. “Nosso intuito é mostrar que os shoppings estão fazendo a parte deles. Vi aqui que há muito álcool em gel nas áreas comuns, o que é diferente de outros locais que já visitamos. Chamo a atenção apenas para a marcação de distanciamento nas escadas rolantes. É um detalhe, mas acho que não é difícil que seja feito”, destacou o vereador para o gerente de Operações do shopping, Edgar Gontijo, e o gerente de Marketing, Bruno Saliba. Os dois, acompanhados de outros funcionários do Cidade, repassaram informações durante toda a visita. Existem cerca de 200 dispensers de álcool espalhados nas áreas comuns. Em relação às escadas rolantes, os representantes do shopping informaram que colocam um funcionário que orienta sobre o distanciamento quando há maior fluxo de pessoas.

De acordo com Bruno Saliba, o investimento na questão sanitária teve como um dos focos pessoas da terceira idade. “Temos a visita de muitos idosos. Precisávamos dar segurança para este público”, explicou o gerente, salientando que há muitos moradores mais velhos na região. “Precisamos que eles estejam seguros”, finalizou. Com a pandemia, o público que circula no Shopping Cidade caiu para cerca de 20 mil/dia. O centro de comércio também promove campanha para uso correto de máscaras e de álcool em gel nas áreas comuns. Cartazes espalhados pelos corredores e informações em mídia digital (painéis luminosos) dão informações para os visitantes. “Nos nossos banners digitais e nos tótens físicos já colocamos as informações”, afirmou Bruno.

Boulevard Shopping

Outro estabelecimento visitado nesta sexta-feira foi o Boulevard, localizado na Avenida dos Andradas, próximo à Câmara Municipal. Segundo a administração do shopping, nos meses de novembro e dezembro de 2021, cerca de 750 pessoas circularam pelo local. Mais de 300 dispensers com álcool gel estão distribuídos no chamado mall (área comum). Diferentemente de outros estabelecimentos, o Boulevard tem um sistema que utiliza a tecnologia UV (ultravioleta) para desinfecção dos corrimãos das escadas rolantes. A esterilização ocorre na parte interna da escada com um sistema que também é utilizado no ar condicionado. “Tivemos uma grande preocupação em não deixar contaminar e o sistema foi colocado logo no início da pandemia”, explicou Davison Wilk, coordenador operacional do Shopping Boulevard.

“Essa é uma inovação que deveria ser estendida para outros centros de compras”, explicou Rubão, chamando a atenção para a necessidade do aumento da publicidade de campanhas de prevenção à covid-19 nas áreas do shopping. “Seria importante ter uma campanha que fosse além dos painéis”, disse o vereador. Além da prevenção, o shopping tem cartazes que incentivam a vacinação. Também há um posto de vacinação contra covid-19 no local que funciona de 13h às 19h. “A ideia é motivar cada vez mais a população a se vacinar”, explicou Davidson.

Rubão irá apresentar, nos próximos dias, à Comissão de Saúde e Saneamento requerimentos de visitas técnicas a outros quatro shoppings da capital: BH, Del Rey, Diamond e Pátio Savassi.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar os protocolos de segurança sanitária referente ao enfrentamento da COVID-19 no Shopping Boulevard - Comissão de Saúde e Saneamento