PREVENÇÃO À COVID

Shoppings Estação e Minas são fiscalizados quanto aos protocolos sanitários

Foi verificada realização de campanhas educativas, sinalização de distanciamento seguro, oferta de álcool e higienização de superfícies 

terça-feira, 15 Fevereiro, 2022 - 16:00

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Se a pandemia do coronavírus trouxe grandes prejuízos para o comércio, a vacinação está garantindo retorno seguro das atividades. Com mais de 74% da população de Minas Gerais já vacinada com duas doses, o comércio voltou a funcionar e, para que não haja novas suspensões, é preciso continuar seguindo  os protocolos de segurança sanitária referentes ao enfrentamento da covid-19. E foi exatamente para verificar se essas medidas estão sendo observadas que a Comissão de Saúde e Saneamento realizou visita técnica ao Shopping Estação, na Região Norte, e ao Minas Shopping, na Região Nordeste, nesta terça-feira (15/2), a pedido de Rubão (PP). Corredores, praças de alimentação, banheiros, estacionamentos, elevadores, escadas e espaços destinados a caixas eletrônicos foram inspecionados. Os dois centros comerciais oferecem aos clientes e lojistas informações sobre como prevenir a contaminação pelo coronavírus, exigem utilização de máscaras, sinalizam distanciamento seguro em filas, mesas e assentos, disponibilizam álcool em gel e higienizam superfícies com frequência. Serão sugeridos poucos ajustes para reforçar as medidas de segurança.  

Shopping Estação

No Shopping Estação, Rubão elogiou os tótens destinados a campanhas educativas que alertam sobre a necessidade de utilizar máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento, além dos tótens que dispensam álcool em gel nas extremidades das escadas rolantes. Acompanhado do gerente de Operações, Carlos Chaves, ele observou de perto a higienização de corrimãos, mesas e bandejas na praça de alimentação e de maçanetas nos banheiros. Ele testou o funcionamento de lavatórios com sensor de presença que dispensam sabonete e água para higienizar as mãos sem a necessidade do toque. “Essa medida garante uma higienização segura”, afirmou. 

Segundo Carlos Chaves, algumas portas que não têm sensor de presença e exigem que a pessoa toque na maçaneta são higienizadas de hora em hora. Ao fim da visita, o vereador considerou o número de dispensadores de álcool suficientes, a marcação para manter o distanciamento adequada e a higienização das praças satisfatória. “Vou recomendar que as campanhas educativas sejam intensificadas e que as outras medidas sejam mantidas”, avaliou.

Minas Shopping

Já no Minas Shopping, a falta de dispensadores de álcool em gel nas extremidades das escadas físicas chamou a atenção do parlamentar, que recebeu da gerente de Operações, Geisa Silva, a promessa de instalar os equipamentos o quanto antes. “Notei que existem dispensadores de álcool em gel na entrada no Shopping, mas é necessário disponibilizar também nas escadas para que as pessoas possam se prevenir de maneira correta”, alegou. Ele também percorreu os corredores e a praça de alimentação para verificar a aplicação dos protocolos de segurança que impeçam a propagação do coronavírus.

As campanhas educativas disponíveis em tótens nos dois pisos do estabelecimento, a marcação de distanciamento nas escadas rolantes e nas filas para caixas, além de cartazes espalhados nas entradas das lojas e lavatórios com sensores de presença foram vistos como medidas adequadas para o momento. A boa surpresa foi descobrir que o cliente pode fazer o pagamento do estacionamento por QR code, sem a necessidade de tocar nas máquinas. Ana Paula, gerente de Marketing do shopping, explicou que o cliente pode baixar o aplicativo no próprio celular ou usar o QR code no verso do bilhete para fazer o pagamento. 

Após elogiar os boxes utilizados na área de alimentação para separar as pessoas que estão sem máscaras enquanto se alimentam, Rubão afirmou que vai sugerir ao shopping que providencie o álcool em gel também nas extremidades das escadas físicas e que sinalize nos bancos espalhados ao longo dos corredores os lugares que devem permanecer desocupados para garantir o distanciamento necessário, conforme preconiza o protocolo de segurança sanitária. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar os protocolos de segurança sanitária referente ao enfrentamento da COVID-19, nas praças de alimentação do Shopping Estação e do Minas Shopping - Comissão de Saúde e Saneamento