MARÇO AZUL

Câmara é iluminada de azul para conscientização sobre o câncer colorretal

Campanha alerta para os cuidados com o 3º tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano

quinta-feira, 24 Março, 2022 - 17:30
Fachada da Câmara Municipal de Belo Horizonte iluminada de azul durante a noite.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A prevenção contra o câncer colorretal (CCR), terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano, pode evitar morte e sofrimento às famílias. Sensível à causa, a Câmara Municipal de Belo Horizonte terá sua fachada iluminada de azul nesta quinta-feira (24/3) e na sexta (25/3). A iluminação, que tem o objetivo de dar visibilidade à prevenção e ao tratamento do CCR, estará presente em outros 70 monumentos e pontos turísticos do Brasil. Atualmente, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3% e sua incidência é mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família. Cerca de 85% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor.

A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e tem o apoio de entidades como a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), e a Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (Abrapreci). A iniciativa busca alertar a população, profissionais de saúde, gestores e tomadores de decisão para a importância do diagnóstico e tratamento precoces do CCR. Informações adicionais sobre a campanha estão disponíveis no site www.marcoazul.org.br, onde podem ser encontrados conteúdos informativos sobre o câncer colorretal, seu diagnóstico e tratamento.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Wilsinho da Tabu (PP). “A cor azul faz alusão ao Março Azul 2022 - Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal. A expectativa é dar visibilidade a esse problema de saúde pública”, explicou Wilsinho. “Queremos conscientizar a sociedade sobre o câncer colorretal e estimular a prevenção. A doença pode ser prevenida, e alertar a população para esta oportunidade é uma medida de saúde fundamental”, disse o médico Ricardo Anuar Dib, presidente da Sobed.

Com o apoio das demais entidades parceiras, os endoscopistas e coloproctologistas sensibilizaram o Senado Federal e conquistaram a aprovação do Projeto de Lei 5.024/2019, de âmbito federal, que oficializa o Março Azul e coloca a prevenção ao câncer colorretal no calendário da saúde pública brasileira. Atualmente, os médicos têm defendido a formulação de uma política nacional de prevenção que contemple os métodos diagnósticos de menor complexidade e que podem ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Superintendência de Comunicação Institucional