TROCA NA PBH

Com renúncia de Kalil, vice Fuad Noman toma posse como prefeito, nesta terça

Solenidade terá início às 11h, no Plenário Amynthas de Barros, com transmissão ao vivo. Fuad atuava em ações estratégicas na PBH

segunda-feira, 28 Março, 2022 - 20:00

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Diante da saída do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que renunciou à função anunciando intenção de disputar as eleições de 2022 para o governo de Minas, o vice-prefeito da capital, Fuad Jorge Noman Filho (PSD), assumirá o cargo até o final do mandato, em dezembro de 2024. A solenidade de posse será nesta terça-feira (29/3), às 11h, no Plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal de BH. Conduzida pela presidente Nely Aquino (Pode), a reunião terá leitura e assinatura do termo de posse por Fuad Noman, que fará um pronunciamento. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH e o acesso presencial será limitado, em razão das medidas de restrição da visitação ao prédio da CMBH decorrentes da pandemia. Os profissionais de imprensa, identificados com credenciais do veículo e RG, poderão acompanhar presencialmente a reunião, que será seguida de entrevista coletiva do novo prefeito.  

Quem é Fuad Noman

Nascido em 1947, em Belo Horizonte, Fuad Noman é escritor, bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e pós-graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É casado, pai de dois filhos, avô de quatro netos e autor dos romances “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi, também, consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

Então filiado ao PSDB, no governo de Minas Gerais, foi secretário de Estado de Fazenda, entre 2003 e 2007, no primeiro mandato de Aécio Neves; e secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, entre 2007 e 2010, durante o governo de Antônio Anastasia. Também foi secretário extraordinário da Copa do Mundo e presidente da Gasmig.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado, pelo prefeito Alexandre Kalil, secretário municipal de Fazenda, ao longo do primeiro mandato, de 2017 a 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte. Entre suas características, a discrição levou Fuad a ser considerado por Kalil o seu "baluarte" nos primeiros anos do primeiro mandato, aliando o perfil técnico às habilidades poíticas, desenvolvidas em 50 anos de vida pública nos bastidores do poder.

Trabalho realizado

Quando integrou a equipe do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, exerceu importante papel no desenvolvimento do Plano Real, participando da idealização do projeto e execução das reformas econômica e monetária. Como secretário de Estado da Fazenda, em Minas Gerais, foi um dos responsáveis pelo chamado Choque de Gestão, programa que objetivava a implantação do ajuste financeiro e a promoção do equilíbrio fiscal.

Ao ocupar o cargo de secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad trabalhou para a ampliação do Proacesso, programa de pavimentação dos acessos aos municípios. Já como presidente da Gasmig, dedicou-se à ampliação do Plano de Expansão da companhia, com a interiorização do gás natural e fomento à utilização residencial.

No governo de Antônio Anastasia, ao exercer a função de secretário de Estado extraordinário para a Coordenação de Investimentos, acompanhou a implementação de diretrizes governamentais em relação a projetos de investimentos do Estado. Quando foi secretário municipal de Fazenda da capital, implementou programa de contenção de despesas, priorizando saúde, educação, segurança e assistência social.

Como presidente do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD), foi empossado em 2021 no cargo de vice-prefeito de BH, sendo nomeado para comandar o Gabinete Especial para a Coordenação de Investimentos e Ações Estratégicas. Nesse período, foi responsável por investimentos de infraestrutura nas áreas de macrodrenagem, mobilidade, saúde, urbanização e habitação do município. Fuad é, também, torcedor e conselheiro benemérito do Clube Atlético Mineiro.

Entre as medidas a serem implementadas, espera-se uma reforma administrativa da Prefeitura, lembrando que, além de Alexandre Kalil, deixarão o cargo o secretário de Saúde, Jackson Machado; a secretária municipal de Políticas Urbanas, Maria Caldas; a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação, Adriana Branco; e o procurador-geral, Castelar Guimarães. Paulo Lamac (Rede), que foi vice de Kalil no primeiro mandato, também deixará a função de assessor na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Superintendência de Comunicação Institucional