VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão conferir pavimentação nas Regiões Venda Nova e Nordeste

Recapeamento de vias e melhorias no acesso serão tratados em cinco vistorias a serem realizadas pela Comissão de Sistema Viário

sexta-feira, 27 Maio, 2022 - 11:30

Reprodução: Google

O recapeamento de três ruas e a melhoria no acesso viário para moradores das Regiões de Venda Nova e Nordeste motivaram cinco visitas técnicas que serão realizadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário entre os dias 30 de maio e 2 de junho. Todos os pedidos são de autoria do vereador Léo (União) e têm como objetivo viabilizar solicitações feitas pelas comunidades locais. Na segunda-feira (30/5), às 12h, a comissão vai ao Bairro Jardim dos Comerciários e, às 13h30, ao Conjunto Minas Caixa. Na quinta-feira (2/6) será a vez de visitar, às 9h30, o Bairro Jardim Vitória; às 11h30, o Palmares; e às 12h30, o Bairro Santa Cruz.

Novo asfalto

Após o período de chuvas é comum que em muitas vias das grandes cidades apareçam buracos e que o pavimento fique em péssimo estado de conservação. Essa situação é mais visível nas avenidas e ruas do Centro, que contam com grande fluxo de veículos e pessoas, mas também ocorre na periferia da cidade e em vias com menor movimento. Para avaliar a necessidade de recapeamento de alguns desses locais, a Comissão de Sistema Viário vai fazer vistorias em três bairros de Belo Horizonte.

Os trabalhos têm início já na segunda-feira (30/5), às 12h, na Rua Antônio Ribeiro de Resende, 11, no Bairro Jardim dos Comerciários, Região de Venda Nova. O objetivo é verificar a possibilidade de recapeamento da rua, que é uma das vias de acesso à Escola Municipal Gracy Vianna Lage, recebendo fluxo importante de trânsito.

Na quinta-feira (2/6), duas vias serão vistoriadas na Região Nordeste da cidade. Às 9h30, Léo irá à Rua Afonso Silviano Brandão, entre as Ruas Caetano Vasconcelos e Ceará, no Bairro Jardim Vitória. Já às 12h30, a visita será na Rua Doutor Lund, entre as Ruas Itapetinga e Manoel Passos, no Bairro Santa Cruz. O objetivo das duas visitas também é conferir a situação do pavimento e ver a necessidade de recapeamento.

Segundo a PBH, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) deu início neste mês de maio a um intenso serviço de recapeamento de vias na cidade com investimentos previstos para 2022 da ordem de R$ 130 milhões. Ainda segundo a Prefeitura, até o fim de abril, 110 vias distribuídas pelas nove regionais da cidade já haviam passado por tratamento asfáltico, correspondendo a aproximadamente 42,2 km. De acordo com a Sudecap, a estrutura do pavimento tem um ciclo de vida útil de oito anos, “para pavimentos flexíveis de uma cidade como a capital”. Há ainda o serviço de tapa-buracos, que pode ser solicitado pelos moradores pelo Portal de Serviços da PBH.

Escadas e melhoria no acesso

A Comissão de Sistema Viário também irá a outros dois bairros da cidade verificar a situação de acessos de alguns moradores às suas residências. Na segunda, às13h30, o objetivo é conferir se há possibilidade de instalação de corrimão em escadaria na Rua P9, 9, no Bairro Minas Caixa. Já na sexta, às 11h30, será a vez de averiguar se pode ser construída uma escada de acesso à Rua Pádua, esquina com Rua Lídio Lunardi, no Bairro Palmares. As duas obras têm como objetivo garantir a circulação de quem mora nos locais.

Para acompanhar as visitas aos bairros da Região de Venda Nova foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira; e o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira. As vistorias aos bairros da Região Nordeste de Belo Horizonte devem contar, além do secretário de Obras, com o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Marcelo Camargo Pereira.

Superintendência de Comunicação Institucional