MULHERES

Aprovadas visitas técnicas a hospitais com bancos de leite materno

Audiência pública realizada, em maio, por comissão denunciou déficit nos estoques de bancos de leite da Capital

sexta-feira, 8 Julho, 2022 - 11:30
Vereadora, sentada à mesa, acompanha reunião remota em computador, com imagens de três veradoras.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

Como desdobramento de audiência pública realizada no dia 10 de maio sobre a baixa no estoque de leite materno nos hospitais de Belo Horizonte, a Comissão de Mulheres aprovou, nesta sexta-feira (8/7), visitas técnicas a três unidades que oferecem o serviço. Duas delas foram marcadas para o dia 18 de julho: uma delas ao Posto de Coleta Lactário do Hospital das Clínicas, às 14h; e ao Lactário da Maternidade Odete Valadares, às 16h. A terceira visita está agendada para o dia 20 de julho, às 14h, no Posto de Coleta Lactário do Hospital Odilon Behrens, e incluirá visita à maternidade em construção do hospital. Confira aqui o resultado completo da reunião.

 As condições atuais do Lactário da Maternidade Odete Valadares, tendo em vista a baixa significativa dos estoques de banco de leite humano nas maternidades do município, é tema de visita técnica solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Professora Marli (PP) e aprovada pela comissão. A vistoria está agendada para o dia 18 de julho, às 16h, na Avenida do Contorno, nº 9.494, Bairro Santa Efigênia.  As vereadoras convidaram representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da Secretária Municipal de Saúde para acompanhar a atividade. 

Na reunião, Fernanda Altoé convidou os membros da comissão para esta e as demais visitas técnicas sobre o tema.  “Este é um assunto muito importante. Iremos verificar a possibilidade de melhoria do processo de coleta, armazenamento e ampliação dos Postos de Coleta”. Altoé também solicitou que sejam enviados para os hospitais a serem visitados ofícios pedindo autorização para a realização das atividades, bem como a designação de um representante para acompanhar a comissão nas datas agendadas. 

O colegiado também aprovou outras duas visitas técnicas a Postos de Coleta de leite com o mesmo objetivo, conteúdo e convidados da visita ao Lactário da Maternidade Odete Valadares. Uma delas será ao Posto de Coleta Lactário do Hospital das Clínicas, e está marcada para o dia 18 de julho, às 14h, na Avenida Professor Alfredo Balena, nº 110, Bairro Santa Efigênia. A outra se refere à vistoria a ser realizada no Posto de Coleta Lactário do Hospital Odilon Behrens, no dia 20 de julho, às 14h, na Rua Formiga, nº 50, Bairro Lagoinha. Todas as visitas são de autoria de Fernanda Pereira Altoé e Professora Marli. Foi incluída, a pedido de Iza Lourença (Psol), visita à maternidade que está sendo construída no Hospital Odilon Behrens. 

Estiveram presentes as integrantes efetivas do colegiado Flávia Borja (PP), Iza Lourença (Psol), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Macaé Evaristo (PT) e a suplente Professora Marli (PP). 

Superintendência de Comunicação Institucional

20ª Reunião Ordinária - Comissão de Mulheres