VISITA TÉCNICA

Vereadores irão ao Centro de Saúde Salgado Filho na manhã desta segunda-feira (25/7)

Usuários apontam problemas de acessibilidade e mau uso do espaço. Comissão vai avaliar situação e buscar soluções junto à PBH

sexta-feira, 22 Julho, 2022 - 16:15

Foto: Google Street View

Ampliação de espaços internos e melhoria das condições de acesso para pessoas com deficiência no Centro de Saúde Salgado Filho estão entre os aprimoramentos que serão pleiteados pela Comissão de Saúde e Saneamento na visita à unidade nesta segunda-feira (25/7), a partir das 10h. Irlan Melo (Patri), que requereu a vistoria, explica que as adaptações no uso do espaço foram sugeridas por usuários. Gestores municipais da Saúde, da Administração Regional Oeste e do próprio Centro de Saúde deverão acompanhar os vereadores para verificar de perto a situação e avaliar possíveis soluções para os problemas apontados. A unidade fica na Rua Campina Verde, nº 366, no Bairro Salgado Filho. As visitas aos equipamentos de saúde da cidade integram as ações diretas da comissão junto às comunidades, o que possibilita o acompanhamento e a apuração de suas necessidades e demandas.

De acordo com Irlan Melo, a ampliação da sala de farmácia e do ponto de atendimento do Centro de Saúde Salgado Filho, onde ocorrem frequentemente filas e aglomerações, vão proporcionar mais conforto aos usuários e funcionários e melhorar o atendimento. A adequação do uso do espaço físico da unidade é uma reivindicação da própria comunidade, que procurou o vereador em busca de apoio ao atendimento das demandas junto ao Executivo. Pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e seus acompanhantes reivindicam melhorias na acessibilidade, especialmente na entrada do equipamento. 

Em visita técnica realizada por Irlan Melo à unidade, em 2018, foi constatado que o Centro de Saúde Salgado Filho contava com cinco equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF) e 23 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), responsáveis por realizar visitas domiciliares com fins de prevenção, orientação e acompanhamento da saúde dos moradores, encaminhando-os para o agendamento de consultas e tratamentos, quando necessário. À época, com 22 mil usuários cadastrados, a unidade também disponibilizava duas equipes completas de saúde bucal, além de atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Também na visita técnica realizada em fevereiro de 2018, usuários e funcionários da unidade afirmaram que o espaço disponível não era suficiente para atender à demanda adequadamente.  Naquela ocasião também fora informado que obras de ampliação da unidade haviam sido conquistadas pela comunidade no Orçamento Participativo de 2015, mas, até aquela data, não haviam sido implementadas.

Na visita técnica desta segunda-feira (25/07), o parlamentar, mais uma vez, estará no local com o objetivo de verificar a situação, fiscalizar e cobrar os aprimoramentos necessários para garantir a infraestrutura e os serviços adequados na únidade básica de saúde que atende aos moradores do Salgado Filho e região. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadora de Atendimento da Regional Oeste, além da gestora da unidade, foram convidados a acompanhar a visita para verificar os problemas apontados, ouvir usuários e funcionários e avaliar a possibilidade de atender as demandas. O encontro dos participantes será às 10h, na portaria do Centro de Saúde Salgado Filho, situada à Rua Campina Verde, 366, Bairro Salgado Filho.

 

Superintendência de Comunicação Institucional