JÁ É LEI

BH é a capital nacional do Wheeling – “grau”

Lei 11.393/2022 foi publicada no DOM na sexta-feira (19/8) e reconhece modalidade esportiva feita em motocicletas

segunda-feira, 22 Agosto, 2022 - 13:15

Foto: Divulgação/CBM

Belo Horizonte já é a capital nacional do Wheeling – “grau”. A Lei 11.393/2022, que dá o título à cidade, foi sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) e publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (19/8). Com a publicação da norma, proveniente do PL 138/2021 dos vereadores Bim da Ambulância (PSD) e Léo (União), BH passa a ser a capital da modalidade esportiva que consiste na realização de manobras e acrobacias com motocicletas. Tendo iniciado a sua tramitação em junho de 2021, o projeto foi aprovado em definitivo pelo Plenário da Câmara em julho deste ano em votação simbólica. O reconhecimento da modalidade, segundo os autores, pode trazer mais oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para a cidade.

Modalidade esportiva

A lei foi aprovada com a inclusão de emenda da Comissão de Legislação e Justiça, que reforça a ideia de que as manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas serão permitidas apenas como prática esportiva executada em locais adequados. “A Câmara não é conivente com a prática em via pública”, disse Bim ao explicar que o texto é um passo importante para os praticantes do esporte, aumentando a segurança e abrindo espaço para a modalidade esportiva que ganhou fama no Brasil na década de 1990.

O termo “wheeling”, utilizado nos Estados Unidos, é definido como o movimento de empinar e girar um transporte de duas rodas, ou seja, a execução de manobras radicais em motocicletas ou bicicletas. No Brasil, a prática é mais conhecida como “grau” e, apesar de ser realizada frequentemente de forma inadequada por motoqueiros em bairros e vilas da cidade, também é considerada um esporte, desenvolvido em locais apropriados, com o devido treinamento e medidas de segurança. “Buscamos, eu e o vereador Bim, fomentar o turismo esportivo na cidade que sai à frente também com a 1ª pista oficial para manobras de ‘grau’ no Brasil”, salientou Léo, exaltando a aprovação da lei.  

Eventos em espaço apropriado

Em entrevistas a veículos de imprensa de BH, Bim explicou que, com a lei, a capital está pronta para investir ainda mais na prática. “Belo Horizonte se tornando a capital do grau, nós vamos trazer gente de todo o estado e do país, fomentando o turismo e a economia local. E nós seremos propulsores desse movimento Brasil afora. Esse é o foco do projeto: trazer uma nova cultura e inserir ela de forma regular, já que o que acontece nas ruas é considerado crime”, disse.

Segundo Léo, BH servirá de exemplo para outras cidades brasileiras. “É importante dizer que o espaço do ‘grau’ criado em Belo Horizonte é o único no Brasil e está trazendo pra cidade pilotos de todos os estados. É muito importante que isso aconteça também em outras cidades. Não podemos discriminar mais uma vez a juventude de nosso país”, disse o vereador explicando que é dever do Poder Público criar condições para novas práticas que surgem no dia a dia das comunidades. De acordo com Bim, há muitos praticantes do esporte em BH. “Temos cerca de 20 mil praticantes (de grau) só em Belo Horizonte. Somos a única cidade do país a ter um espaço reservado para a prática”, afirmou o parlamentar.

No dia 22 de março deste ano, a PBH definiu, em decreto, o espaço destinado ao wheeling - "grau" na capital mineira. Uma área de 58.776m² na Avenida Professor Clóvis Salgado, no Bairro Bandeirantes foi concedida à Associação Mineira dos Motociclistas de Esportes Stunt e Grau Astung. De acordo com o decreto, fica permitido à associação o uso do espaço, o que deverá ser disciplinado em termo de permissão específico. Uma vez encerrada a permissão de uso, as benfeitorias realizadas no imóvel serão incorporadas ao patrimônio do Município, sem que assista à associação direito à indenização ou retenção. Ainda conforme o decreto, o Município poderá, a qualquer tempo, retomar o referido imóvel.

Superintendência de Comunicação Institucional