VISITA TÉCNICA

Condições de vida de moradores do Novo Lajedo, Região Norte, serão vistoriadas

Comunidade, formada há mais de 20 anos, não conta com infraestrutura urbana nem atendimento regularizado de água e luz

terça-feira, 22 Novembro, 2022 - 13:30
Imagem de uma rua íngreme de terra com mato alto de um lado e casas sem reboco de outro.

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

A falta de urbanização no Bairro Lajedo obriga os moradores a conviverem com instalação irregular de água e de luz, ruas sem asfaltamento, depósito clandestino de esgoto e carência de áreas de lazer para a comunidade. Para verificar as condições de vida desses moradores, a Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor fará uma visita técnica nesta quarta-feira (23/11), às 10h, a pedido das vereadoras Bella Gonçalves (Psol) e Iza Lourença (Psol). A comunidade Novo Lajedo surgiu a partir de uma ocupação realizada nas intermediações dos Bairros Lajedo, Tupi e Ribeiro de Abreu, há cerca de 20 anos.

As vereadoras defendem que moradia adequada compreende segurança da posse, disponibilidade de serviços, materiais, instalações e infraestrutura, além de economicidade, habitabilidade, acessibilidade, localização e adequação cultural, entre outros. “Nesse sentido, compete a esta comissão tratar assuntos atinentes aos direitos e garantias fundamentais e à cidadania, bem como o tratamento dispensado às questões dos posseiros e desenvolvimento social”, afirmaram. 

O primeiro ponto de encontro da equipe que vai acompanhar a visita será na Rodovia MG-020, Km 12, entroncamento com via Desembargador Cândido Martins. A referência é a primeira ponte do Bairro Ribeiro de Abreu, sentido bairro-centro. Durante a visita, os integrantes terão como pontos de referência para encontros a Rua Pedreira, 90, o Bar da Pollyana; e a Rua Progresso, 138; Campo do Novo Lajedo. 

Além de representantes da comunidade e da Associação de Moradores do Novo Lajedo, foram convidados para acompanhar a comissão o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel),  Claudius Vinícius Leite Pereira; o coordenador de Atendimento da Regional Norte; Humberto Guimarães Bernardes; o diretor adjunto de Relações Institucionais da Cemig, Alexandre Ramos Peixoto; e o diretor-presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria. 

Superintendência de Comunicação Institucional