ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Relatório final destaca oportunidades para BH no cenário internacional

Informações colhidas permitiram identificar áreas para cooperação internacional e projetos capazes de beneficiar a população

segunda-feira, 26 Dezembro, 2022 - 14:30

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A identificação de oportunidades e de projetos internacionais de cooperação nas mais diversas áreas, como desenvolvimento urbano sustentável, conhecimento e inovação, inclusão social e acessibilidade esteve entre as iniciativas promovidas pela Comissão Especial de Estudo sobre Assuntos Internacionais, cujo trabalho teve o intuito de contribuir para a inserção de Belo Horizonte no cenário internacional. As ações desenvolvidas pela comissão constam do relatório final aprovado em reunião realizada nesta segunda-feira (26/12). Produzido pelo relator Bruno Miranda (PDT), o documento também destacou a verificação de projetos e ações já existentes no Município capazes de promover o desenvolvimento econômico, técnico e tecnológico no contexto internacional, além da prospecção de projetos e ações de governos locais, em outros países, com o potencial de gerar benefícios efetivos para a população. O relator considerou que “os substratos já colhidos permitiram um profundo olhar sobre o tema, demonstrando-se a efetividade desta comissão.”

Ao agradecer os colegas pelo trabalho, Ciro Pereira (PTB), presidente da comissão, destacou que o grupo produziu um relatório completo e que vai trabalhar junto à Prefeitura para inserir Belo Horizonte na rota de grandes eventos internacionais. Fernanda Altoé (Novo) completou que a partir do relatório será possível produzir bons trabalhos para a cidade.

Comissão Especial de Estudos

A Comissão Especial de Estudo sobre Assuntos Internacionais foi instituída em fevereiro de 2021 por meio de requerimento assinado por 19 vereadores e aprovado pelo Plenário da Câmara. O objetivo de se constituir o colegiado foi inserir Belo Horizonte no cenário internacional, bem como construir parcerias que resultassem no desenvolvimento econômico, técnico e tecnológico do Município e de seus cidadãos.

Desde o início dos trabalhos foram realizadas 15 reuniões ordinárias e uma audiência pública. Entre os pedidos de informações destinados à PBH, destacam-se questionamentos sobre as ações de internacionalização da capital mineira; e o planejamento para atrair investimentos estrangeiros, incluindo feiras internacionais. O colegiado também obteve informações sobre o que a PBH tem feito para potencializar o segmento do turismo na cidade e qual a interação com os diversos consulados instalados na capital.

Audiência pública

Com o objetivo de promover maior aproximação entre a capital mineira e as representações de Portugal, Estados Unidos, Itália e Reino Unido, os cônsules desses países se reuniram com representantes do Legislativo Municipal em audiência pública ocorrida em agosto deste ano, por iniciativa da Comissão Especial de Estudo. Na ocasião, foi possível constatar interesses comuns capazes de favorecer intercâmbios, parcerias e oportunidades de cooperação. Além disso, por meio do diálogo com os cônsules, também foi possível identificar os principais gargalos regulatórios e buscar formas de melhorar o ambiente de negócios, estimulando a geração de emprego e renda, bem como conhecer experiências bem sucedidas na solução de problemas. Na audiência, Fernanda Altoé ressaltou que, além de resultados econômicos positivos para a cidade, o estreitamento de relações aumentaria o conhecimento da população sobre outras culturas e povos, a receptividade ao estrangeiro e o respeito à diversidade, alargando horizontes e enriquecendo a convivência no espaço urbano. 

Superintendência de Comunicação Institucional

11ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Assuntos Internacionais