SETOR EMPRESARIAL

Legislativo e ACMinas compartilham ideias e projetos para a Capital e RMBH

Presidente da Casa vai encaminhar cinco demandas da entidade; outros projetos e sugestões serão enviados e debatidos em futuros encontros

sexta-feira, 20 Janeiro, 2023 - 21:00

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

Reunidos na tarde desta sexta-feira (21/1), os presidentes da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), e da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva, alinharam pautas comuns e combinaram atuais e futuras parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico, cultural e turístico da capital, como melhoria do ambiente de negócios, valorização do patrimônio histórico, revitalização de espaços e inclusão da cidade na agenda de eventos do país. Sobre a integração e o trabalho conjunto dos municípios da Região Metropolitana (RMBH), meta de ambas as instituições, foram discutidas melhorias da mobilidade e da conexão direta, especialmente com o Aeroporto Internacional de Confins. Para isso, é necessária maior articulação política com as cidades vizinhas e com os deputados mineiros em Brasília. A estes, será sugerida a criação de uma “bancada sudestina” junto aos colegas de São Paulo, Rio e Espírito Santo para ampliar o acesso a recursos federais.

O encontro de Gabriel com membros da ACMinas integra a série de reuniões que vêm sendo realizadas desde o início da gestão da Mesa Diretora (2023/2024) para promover a escuta e a interlocução da Casa com diferentes segmentos da sociedade, buscando de alinhar objetivos e atender demandas que beneficiem o desenvolvimento da cidade e o bem estar da população. A entidade apresentou projetos e sugestões de interesse do setor empresarial da capital e do interior do estado, em especial os municípios da RMBH, para incentivar e atrair atividades que beneficiem moradores e atraiam visitantes, aumentando sua projeção nacional e internacional. Citando os resultados favoráveis obtidos pela bancada nordestina no Congresso, será sugerida a criação da bancada sudestina para unir forças em prol dos estados da Região. 

As pautas e proposições da ACMinas, segundo José Anchieta, são as mesmas da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), com quem Gabriel se reuniu no início da semana. Várias propostas, visando finalidades comuns, encontraram ressonância nos objetivos e metas da nova gestão do Legislativo, como a simplificação da legislação tributária, a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica e a melhoria do ambiente de negócios. Dentre os projetos da entidade apresentados na reunião, Gabriel anunciou o encampamnto imediato de cinco, que começarãio a ser encaminhados já na próxima semana. Os demais serão enviados a ele com maiores detalhamentos e discutidos em encontros futuros. 

História, cultura e desenvolvimento 

Os primeiros projetos a serem desenvolvidos em colaboração entre a Câmara e a ACMInas visam à preservação e valorização da história e da cultura da capital mineira e sua integração com os municípios da Região Metropolitana para o desenvolvimento conjunto da economia e da qualidade de vida dos moradores:

- Batizar a atual Avenida do Contorno com o nome do ex-prefeito de BH, governador do estado e presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, homenageando uma das figuras mais importantes no crescimento e desenvolvimento da Capital. Gabriel explicou que a medida é viável, desde que se cumpram as regras e os requisitos impostos pela legislação. Em primeiro lugar, como já existe uma avenida com este nome na cidade, será necessário alterar a denominação dela antes de batizar a Contorno; a mudança do nome de ambas as vias exige a concordância de, pelo menos, metade dos moradores. Para isto, ele sugeriu à entidade, que concordou na hora, a empreender uma campanha de porta em porta para convencê-los, o que também vai dar visibilidade à associação e a suas pretensões em benefício da cidade.

- Decretar, por lei, o perímetro interno da Avenida do Contorno, desenhada pelos planejadores da nova capital para delimitar a cidade, como Centro Histórico de BH. Gabriel acatou a ideia e sugeriu ampliar a extensão e o escopo da proteção, demarcando sítios e prédios de interesse histórico, arquitetônico e cultural a serem preservados e divulgados. Ele se comprometeu a “fazer a ponte” com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM-BH), do qual é membro, para que as entidades colaborem na elaboração do projeto de lei.

- O projeto BH Capital dos Ipês, que já está em andamento, também foi abraçado pelo chefe do Legislativo, que mencionou a parceria firmada com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL-BH) para replantio nos espaços deixados por cortes de árvores especialmente na área central, como parte da revitalização da região, e sugeriu o plantio de ipês nesses locais. Segundo a comissão de Turismo da ACMinas, uma das responsáveis pelo projeto, foram plantadas 24 espécimes na Praça do Papa e já foi acordada com a Prefeitura a plantação de uma floresta de ipês na Serra do Curral. As entradas da cidade também deverão ser adornadas com a árvore símbolo de BH, que já foi chamada de "cidade jardim".

- O Legislativo também vai contribuir na construção de um projeto para a utilização do prédio que abrigava a sede da ACMinas, na região central da cidade, dentro da área cuja revitalização e atratividade econômica e cultural estão nos planos de Gabriel e da entidade. O presidente propôs que seja implantado no local o Centro de Estudos de Belo Horizonte, espaço de pesquisas, discussões e proposições relacionadas à história, patrimônio, cultura e desenvolvimento da cidade. Demonstrando profundo conhecimento do centro de BH, sugeriu a recuperação e revisão do uso de edifícios tradicionais, como o do Automóvel Clube.

Metrópole Viva

A quinta demanda abraçada pelo presidente da Casa, que compartilha os mesmos objetivos, é o projeto Belo Horizonte Metrópole Viva e Inteligente, que prevê a integração e coordenação de ações entre os municípios da Região Metropolitana para o desenvolvimento comum. Mestrando em Cidades Inteligentes no Reino Unido, Gabriel disse que o fortalecimento das metrópoles é uma tendência e citou experiências adotadas em Londres, como a criação de uma prefeitura metropolitana para gerir questões conjuntas e a integração do sistema de transportes que conectou os modais que circulam entre a capital e os 34 distritos municipais. A mobilidade também faz parte da pauta para a RMBH, com o aprimoramento dos corredores de trânsito e a expansão do metrô. Gabriel mencionou a criação de um parque intermunicipal na Serra do Curral, que já vem sendo tratada com os parlamentares de Nova Lima e sses municípios.

Encontros anteriores

Antes de receber a ACMinas, Gabriel já se reuniu com o prefeito Fuad Noman, Câmara de Diretores Lojistas (CDL-BH), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), corpos consulares (representações de outros países), secretária de Cultura, servidores municipais e jornalistas. Na tarde desta sexta, o presidente almoçou com o ex-vereador Amílcar Martins, que presidiu a Casa em 1993-1994, inaugurando a série de encontros com seus antecessores no cargo, e os presidentes das escolas de samba e dos blocos caricatos de BH para discutir assuntos relacionados ao Carnaval. Em todas as oportunidades, o presidente da Casa se dispôs a contribuir na construção de soluções legislativas, projetos, parcerias e intermediações para buscar o atendimento de demandas e a promoção de ações em benefício da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional

Encontro do Presidente da Câmara com a ACMinas