COMIDA BOA E BARATA

Restaurante popular da CMBH será reaberto para a população dia 1º/2

A expectativa é oferecer cerca de mil refeições por dia ao custo de R$3,00, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h

segunda-feira, 30 Janeiro, 2023 - 07:00

Foto: Amira Hissa/PBH

O Restaurante Popular da Câmara Municipal de BH será reaberto ao público no próximo dia 1º de fevereiro, conforme anunciado pelo presidente Gabriel (sem partido), como uma das medidas para atrair a população. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, servindo almoço ao preço de R$ 3,00. A expectativa é atender cerca de mil pessoas por dia e oferecer também o café da manhã em breve. “Na minha posse, iniciei o discurso dizendo: tenho pressa. Quem tem fome tem pressa. Um mês depois, o restaurante popular da Câmara Municipal está aberto com comida barata e boa para o povo. Um prato que custa três reais e que pode ajudar muito quem mais precisa. Essa é mais uma das medidas para abrir a Casa do Povo ao povo. Muitas outras virão. Se abrimos um restaurante popular em 31 dias, podemos motivar a cidade a seguir fazendo isso. Assim, a fome desaparece. Assim, a cidade fica cada vez mais democrática", afirmou o chefe do Legislativo. Acompanhado da secretária municipal Rosilene Rocha, e da subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, Gabriel vai visitar o espaço no primeiro dia de atendimento da unidade, às 12h30

O espaço, que integra os serviços oferecidos pelo Núcleo de Cidadania, foi qualificado e reformado para a reabertura. Localizado na sede do Legislativo - com acesso pela Portaria 3 (estacionamento), na  Avenida Churchill, Bairro Santa Efigênia, próxima ao Hospital Mário Pena -, o Restaurante Popular foi inaugurado em 2004 e estava com atividades suspensas desde março de 2020, face às orientações de saúde em virtude da pandemia e, posteriormente, em função de obras no prédio. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Câmara Municipal. 

Desde a inauguração, as refeições são preparadas no restaurante popular da área hospitalar e transportadas para a CMBH com a supervisão de uma equipe técnica contrataqda pela Prefeitura e composta por nutricionistas, auxiliares de cozinha e de atendimento, servente de limpeza, carregadores, operadores de caixa e tesoureiro. A PBH também é responsável pela compra dos alimentos, utensílios e equipamentos que garantem o funcionamento da unidade.

As refeições nos restaurantes populares são gratuitas para pessoas em situação de rua, cadastradas pela Prefeitura, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Beneficiários do programa Bolsa Família têm direito a 50% de desconto no serviço. A unidade da Câmara tem capacidade para oferecer até 1.250 refeições por dia, no horário do almoço. Com o retorno do funcionamento, centenas de munícipes que frequentam a região voltarão a ser atendidos, como a população mais vulnerável e as famílias que acompanham parentes nos hospitais vizinhos.

SERVIÇO

Reabertura do Restaurante Popular da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Data: 1º/2/2023

Horário: 12h30

Presenças: Presidente da CMBH, Gabriel; secretária municipal Rosilene Rocha e subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues

Local: Núcleo de Cidadania da CMBH (acesso pela  Avenida Churchill, Bairro Santa Efigênia, próxima ao Hospital Mário Pena)

Superintendência de Comunicação Institucional