VEREADOR EMPOSSADO

Sérgio Fernando Pinho Tavares é o novo representante do PL no Legislativo de BH

Ex-vereador por dois mandatos, parlamentar ocupa a vaga deixada por Walter Tosta, eleito em 2020 e falecido em janeiro deste ano

terça-feira, 17 Janeiro, 2023 - 19:30

Foto: Ernandes/CMBH

Em cerimônia breve realizada nesta terça-feira (17/1) no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença de familiares, colegas e amigos, Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) tomou posse como vereador de Belo Horizonte. Advogado, católico, casado e pai de três filhas, o parlamentar já exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. Em 2020, filiado ao Partido Liberal, candidatou-se novamente e foi o segundo mais votado da legenda, com 2.877 votos, tornando-se o primeiro suplente do eleito Walter Tosta, falecido no último dia 8. Antes empossar o novo membro do Legislativo, o presidente Gabriel (sem partido) lamentou a perda do colega e pediu um minuto de silêncio em sua memória. Pronunciando-se após o juramento e a assinatura do Termo de Compromisso, Sérgio Fernando deplorou a morte do amigo, atribuiu à vontade divina a nova oportunidade e declarou sua disposição de somar esforços para servir ao povo e à cidade de Belo Horizonte, onde nasceu.

“Nós, os 40 representantes da democracia de Belo Horizonte, estamos de coração aberto para nos somar a seus sonhos para a cidade; em mim, você terá um parceiro para atuar por quem o colocou nesta Casa”, declarou Gabriel. Assistido pelos colegas Irlan Melo (Patri), Rubão (PP) e Léo (União), o também suplente Maninho Félix (que em fevereiro assume a vaga de Bim da Ambulância, eleito para a Assembleia Legislativa de Minas), o deputado estadual Wendell Mesquita, membros da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat), Rotary Club, familiares e amigos, Sérgio Fernando fez o juramento de posse e assinou o Termo de Compromisso regimental.

Oficializada a posse, ele lamentou a forma pela qual a nova oportunidade se apresentou, ressaltando sua amizade e admiração por Walter Tosta. “Walter foi o responsável por minha filiação ao PL em 2020. Sei o quanto ele contribuiu para a cidade e vai fazer muita falta”, lamentou. Reforçando que sua vida sempre seguiu as disposições de Deus, o parlamentar recordou sua eleição em 2008, novo e inexperiente, com o menor número de votos da Casa, a reeleição em 2012 como o mais votado do PV, a derrota em 2016, quando todos pensavam que seria eleito, a filiação ao PL e a volta à política em 2020, quando obteve a segunda maior votação do partido. A oportunidade de assumir o cargo se apresentou em 2022, dois anos após a eleição, quando Tosta decidiu disputar uma vaga de deputado estadual, mas sua renúncia à candidatura uma semana antes da eleição afastou a possibilidade. Pouco tempo depois, a morte do correligionário o trouxe de volta ao cargo.

Fé e dedicação

Sérgio Fernando agradeceu à esposa Elen, “parceira e companheira de choros e sorrisos, alicerce em minha caminhada”, às filhas Júlia, Clara e Mariana, “inspirações para acordar e ir à luta todas as manhãs”, à mãe, Dona Maria dos Anjos, “a quem devo tudo o que sou”, ao irmão e às irmãs, sobrinhas e sócias, e a todos os companheiros presentes. O sacerdote José Carlos de Rezende, do Lar dos Meninos Dom Orione, e o padre Gilson de Oliveira Filho, coordenador da Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap), que acompanham há muitos anos a trajetória pessoal e política de Sérgio Fernando, declararam o prazer e o privilégio de conviver com ele e ressaltaram sua fé e devoção à família, à igreja e às obras sociais. “É um representante de Deus, um homem da paz e da justiça, que vai fazer muito por nossa BH”, elogiou Rezende. Padre Gilson relembrou momentos em que testemunhou a humildade e a dedicação do amigo e também abençoou sua nova caminhada.

Servir a cidade

Após o encerramento da cerimônia, questionado sobre suas expectativas e objetivos, Sérgio Fernando afirmou que volta à Câmara com muita disposição para servir o povo de BH no que puder, como já fez por oito anos. Sem destacar bandeiras específicas, assegurou que pretende “realizar um trabalho sério, estudar e debater em profundidade os assuntos da cidade com zelo e carinho, pois as decisões tomadas no Legislativo podem impactar a vida da cidade”.

Superintendência de Comunicação Institucional

Posse do Vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares