REUNIÃO COM CONVIDADAS

Participação de mulheres na política será tema de conversa com especialistas

Apesar de serem maioria da população e do eleitorado, as mulheres ocupam menos de 15% dos cargos eletivos

segunda-feira, 13 Março, 2023 - 08:15
Metade do rosto de uma mulher caucasiana falando ao microfone. Ela tem os cabelos castanhos e compridos  e usa batom vermelho

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Comissão de Mulheres promove nesta terça-feira (14/3), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, uma reunião com convidadas para discutir a participação das mulheres na política. O requerimento, assinado por Cida Falabella (Psol) e Iza Lourença (Psol), destaca que, de acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 53% do eleitorado. Entretanto, conforme o documento ressalta, as mulheres ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos, “tendo em vista sobretudo os baixos índices de participação de mulheres na política institucional”. O evento integra programação especial do mês da mulher na Câmara de BH e terá a participação de especialistas em pesquisas sobre a mulher e diretos delas. 

Cida Falabella destaca o simbolismo de pautar o tema no mês de março: “No mês de luta das mulheres, não poderíamos deixar de trazer o debate sobre a participação política das mulheres nos espaços de decisão e de poder como o Legislativo.” Ela lembrou a dificuldade que as mulheres têm de chegar em posições de poder, apesar de serem a maioria da população, e destacou a necessidade de ocupar esses espaços. “É importante estarmos nesses lugares onde se discutem leis, onde se fiscalizam as políticas públicas para que o nosso olhar, a nossa forma de fazer política chegue junto com a gente. Para nós, esse debate sobre ocupação política é fundamental, pois foi assim que chegamos ao parlamento, e queremos trazer especialistas, parlamentares e movimentos para analisar um pouco em que ponto estamos hoje e o quanto avançamos”, afirmou. 

Foram convidadas para participar do debate a professora associada do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), da UFMG, Marlise Matos, e a consultora especializada em direitos das mulheres e ex-assessora da ONU Mulheres, Fernanda Papa. 

Superintendência de Comunicação Institucional