AUDIÊNCIA PÚBLICA

Trânsito caótico na Via 710 preocupa comunidade e será debatido nesta quinta

A via, que liga as Regiões Leste e Nordeste, é uma alternativa de acesso ao Vetor Norte. Volume de veículos traz transtorno para região

quarta-feira, 29 Março, 2023 - 12:45

Foto: Divulgação / PBH

Os impactos que a comunidade do entorno da Via 710 vem sofrendo, sobretudo no horário de pico, em relação ao caos no trânsito intenso de veículos serão debatidos em audiência pública pela Comissão Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviço, nesta quinta-feira (30/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. A proposta, segundo o autor do requerimento, Wilsinho da Tabu (PP), é pensar em soluções para este problema que atendam a necessidade de quem transita pela região. O parlamentar destacou a necessidade de ampliar o debate sobre os problemas viários no local, sobretudo nos trechos que correspondem à altura da Rua Itaituba, Bairro São Geraldo, e da Rua Elísio de Brito, Bairro Boa Vista.

O vereador informou que acompanha os desdobramentos da obra na comunidade. "Ainda em 2021, solicitei  informações sobre a previsão de conclusão da obra e seu cronograma físico/financeiro. Em 2023, solicitei uma visita técnica ao local e ao prefeito Fuad Noman (PSD) informações sobre a situação das residências na região da Via 710, cujos moradores temem pela falta de informações sobre a devida urbanização”, disse. 

Foram convidados para contribuir com o debate, os secretários municipais de Política Urbana e de Obras e Infraestrutura, João Antônio Fleury Teixeira e Leandro César Pereira, respectivamente; os superintendentes de Mobilidade do Município (Sumob) e de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), André Soares Dantas e Henrique Castilho; e o coordenador de Atendimento Regional Leste, Elson Alípio Júnior; bem como representantes da BHTrans, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Também devem participar da audiência representantes das associações dos Amigos e Moradores do Entorno do Estádio Independência e Adjacências, André Orsini; e Comunitária do Bairro Sagrada Família, Sérgio Luiz de Oliveira, além de moradores da região.

Via 710

Segundo site da PBH, a Via 710 atravessa oito bairros das Regiões Leste e Nordeste e cria uma alternativa de acesso ao Vetor Norte de Belo Horizonte. Ainda de acordo com a publicação, com a conclusão do último trecho que ainda estava em obras - da Avenida dos Andradas até a Rua Elísio de Brito, no Boa Vista - a Via 710 está integralmente apta, em toda a sua extensão de aproximadamente 5 km, a cumprir seu objetivo de conectar bairros e regiões, reduzindo custo e tempo com deslocamentos, sem impactar a área central da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional