LEI EM VIGOR

Norma de iniciativa parlamentar autoriza implantação de “boca de lobo inteligente”

Dispositivo é composto de caixa coletora instalada no interior dos bueiros que retém materiais sólidos, prevenindo e minimizando cheias

quarta-feira, 5 Abril, 2023 - 13:15

Foto: Flickr PBH

Foi publicada na última terça-feira (4/4) no Diário Oficial do Município (DOM) e já está em vigor a Lei 11.473/2023, originária de projeto de lei da Câmara Municipal. A norma autoriza a implantação de “boca de lobo inteligente” (composta de caixa coletora instalada no interior dos bueiros) nos logradouros de Belo Horizonte, como forma de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas. Pela lei, entende-se por “boca de lobo inteligente” o sistema instalado no interior dos bueiros, confeccionado em material termoplástico, com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros do Município, composto por caixa coletora que age como uma peneira, através da grade existente atualmente, permitindo a passagem de água, mas retendo o material sólido. A lei originou-se de projeto do vereador Fernando Luiz, aprovado em dois turnos com quórum de maioria dos membros (21 vereadores) .

“O Município vem enfrentando constantes entupimentos de bueiros, principalmente na época de chuvas intensas. Procuramos informações para melhorias do sistema de drenagem das águas pluviais, e consideramos que poderá ser eficiente para o Município a implantação do projeto ‘Boca de Lobo Inteligente’”, explicou o autor da proposição. Ele também apontou que outros municípios já tiveram projetos semelhantes, oriundos de parlamentares das mais diversas filiações. Além disso, o vereador destacou a economia de tempo, energia e recursos advinda da proposição, pois o equipamento, de fácil manuseio, pode ser operado pelos mesmos responsáveis pela limpeza pública municipal que atualmente realizam essa função, “entretanto utilizando-se de recursos primários, como enxadas e trabalho excessivo braçal, acarretando perda de tempo, desperdício de energia e homens que poderiam desempenhar outras tarefas”. 

Superintendência de Comunicação Institucional