VISITAS TÉCNICAS

Ações de revitalização das Praças Milton Campos e JK em pauta

Vereadora sugeriu que empresas adotem Praça Milton Campos. Representantes da PBH apresentaram projeto de manutenção da Praça JK

quinta-feira, 10 Agosto, 2023 - 12:45
Marcela Trópia confere projeto de revitalização da Praça JK no local, acompanhado por representantes da Prefeitura.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

Atendendo a solicitações de moradores da Região Centro-Sul, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo verificou as condições das Praças Milton Campos e JK, nesta quinta-feira (10/8). Solicitadas por Marcela Trópia (Novo), as visitas permitiram verificar as condições dos locais mencionados, de forma a propor soluções para os problemas de infraestrutura encontrados a representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), além de se inteirar do andamento de projetos de revitalização e manutenção existentes. Autoridades comentaram que a depredação diminui a vida útil das melhorias implementadas nos dois locais. 

Praça Milton Campos

Bancos danificados, sujeira e buracos na calçada portuguesa foram alguns dos problemas averiguados na visita técnica à Praça Milton Campos, localizada na esquina  entre as Avenidas Afonso Pena e Avenida Contorno. Acompanhada de assessores e de representantes da PBH, Trópia verificou as duas partes da praça e disse que irá buscar empresas para adotá-la através do Programa Adoro BH  (Lei 11.501), uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade com o objetivo de cuidar das áreas públicas da cidade, originada por projeto de autoria da bancada municipal do Novo. 

Representantes da Regional Centro-Sul e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura explicaram como a manutenção local é realizada, ouviram sugestões da equipe e apoiaram a iniciativa de buscar empresas para adotar a praça. O coordenador de Atendimento Regional Adjunto Centro-Sul, Astolfo José da Costa Júnior, disse estar aberto a uma reunião com a equipe da Regional para apresentar informações complementares e discutir a iniciativa. 

Praça JK

Representantes da Prefeitura apresentaram projeto manutenção do Parque Juscelino Kubitschek, conhecido como praça JK (Avenida dos Bandeirantes, nº 240, no Bairro Sion), em visita técnica ao local. Após a verificação do parque, que precisa de ações de manutenção como nivelamento das pistas e conserto de rachaduras, Daniel Toscano, representante da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), mostrou o projeto conceitual de manutenção do local, que prevê a instalação de mais quiosques e bancos e o plantio de árvores.

Reforma do passeio, recapeamento, instalação de sinalização tátil, melhorias no playground, manutenção dos brinquedos e instalação de arquibancadas no campo de futebol são algumas das melhorias propostas, em um projeto de custo aproximado de R$ 400 mil e de execução de cerca de R$ 5 milhões. Toscano afirmou que a execução do projeto, prevista para o 2º semestre de 2025, prevê etapas como discussão das melhorias propostas com as secretarias municipais e a comunidade, e disse que a Prefeitura está aberta a contribuições. Marcela Trópia e equipe conferiram os detalhes do projeto e fizeram diversas sugestões sobre os itens observados na praça. "Foi muito bom conferir as melhorias que a praça necessita e verificar as propostas da Prefeitura para o local", disse a parlamentar.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para averiguar o estado da Praça Juscelino Kubitschek (JK), bairro Sion, para identificar a possibilidade de manutenção e melhora da infraestrutura - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo