Construção de segunda área de escape no Anel Rodoviário em debate nesta quarta
Bem sucedida na prevenção de acidentes, primeira área de escape construída em 2022 estimulou a reivindicação de novo terreno
Foto: Karoline Barreto/CMBH
A Comissão de Administração Pública realiza audiência nesta quarta-feira (27/9), às 13h30, no Plenário Camil Caram, para debater a construção de uma segunda área de escape no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo. Solicitado por Irlan Melo (Patri), o evento visa discutir a ampliação dos benefícios para a população obtidos com a primeira área de escape, implementada na altura do Bairro Betânia há um ano. O encontro pode ser acompanhado ao vivo no canal da Câmara no YouTube. Participantes podem se manifestar ou enviar suas dúvidas por meio deste formulário, já disponível no Portal CMBH, até o encerramento da audiência.
“Precisamos prosseguir nas tratativas junto com Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, principalmente, junto com o governo federal para que essa segunda área de escape saia do papel. Estamos ouvindo pessoas dizendo que vão fazer ou deixar de fazer e queremos garantir que isso, de fato, vá acontecer, por isso, a importância dessa reunião. Belo Horizonte clama pela segunda área de escape”, afirma Melo.
No texto do requerimento, o vereador explica que a audiência se justifica tanto pelo resultado significativo da primeira área de escape construída, que evitou diversos acidentes e salvou vidas, quanto pela necessidade de mitigar ainda mais o risco dos danos causados por veículos que perdem os freios no Anel Rodoviário. “Uma segunda área de escape teria a finalidade de diminuir quase por completo o número de acidentes, muitos deles com vítimas fatais, no trecho da descida para o trevo do Betânia”, diz o parlamentar.
Os convidados sugeridos são o secretário municipal de Governo, Castellar Modesto Guimarães Neto, a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans), Júlia Gallo, e o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho. Também estão previstas as presenças da responsável pela Coordenação de Exploração da Infraestrutura Rodoviária em Minas Gerais (COINFMG) e representante ANTT, Raquel Correa Lacerda Dutra, e do superintendente regional do DNIT, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos.
Anel Rodoviário
O anel Rodoviário tem 27 km de extensão, iniciando na união das rodovias BR-262 e BR-381, na altura dos Bairros Goiânia e Nazaré, na Região Nordeste, e terminando no encontro da BR-040 com a BR-356, no Bairro Olhos D’Água, na Região Oeste. A via foi construída nos anos 1950 para desafogar o crescente tráfego de carga que passava pelo Centro de Belo Horizonte e interligar alguns dos principais corredores de trânsito da cidade, facilitando o deslocamento direto entre as regionais.
Dentre as várias iniciativas para a implementação de áreas de escape nos Bairros Olhos D’Água, Buritis e Betânia, destaca-se a reunião de Irlan Melo e alguns parlamentares em 2021 com o ministro da Infraestrutura, em Brasília, para tratar da questão. Como resultado dos esforços dos vereadores, houve um convênio entre DNIT e a PBH que possibilitou a construção da primeira estrutura, no Betânia, concluída em 2022. Em agosto desse ano, Melo realizou a primeira audiência pública para reivindicar a segunda área de escape.
Superintendência de Comunicação Institucional