AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ampliação das Equipes de Saúde da Família será tema de reunião na quinta

Possível adesão do Município ao programa ‘ABS (Atenção Básica à Saúde) do Futuro’, do governo federal, será um dos temas abordados

terça-feira, 14 Novembro, 2023 - 13:45

Foto: Marina Poblet/PBH

A Comissão de Saúde e Saneamento vai debater na quinta-feira (16/11) a expansão das Equipes de Saúde da Família (ESF) e a segurança nas unidades da rede pública de saúde da capital. Requerida por Bruno Pedralva (PT), a audiência pública reunirá gestores e conselheiros municipais e distritais da saúde, sindicato de servidores públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e representantes do Ministério da Saúde para avaliar a demanda e estimular a adesão do município ao programa ABS do Futuro, do governo federal. O encontro, marcado para as 13h, no Plenário Camil Caram, será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube. Perguntas e sugestões aos participantes já podem ser enviados por meio deste formulário até o encerramento da reunião.

De acordo com o requerente, que é médico do SUS-BH e militante da saúde pública, há cerca de 10 anos as Equipes de Saúde da Família da capital não são ampliadas de forma significativa, e a discussão acerca de sua expansão ocorre num momento oportuno, visando à adesão de Belo Horizonte ao Programa ABS do Futuro, do governo federal. Segundo o parlamentar, municípios como Contagem e Juiz de Fora já obtiveram incremento importante desses profissionais, essenciais para promoção, acompanhamento e tratamento da saúde da população. O fortalecimento dessas equipes também amplia a capacidade de atendimento nas unidades de saúde e contribui para o aumento da segurança, evitando a revolta de usuários por demora do atendimento e agressões contra os trabalhadores.

Convidados

Para expor as demandas e possíveis soluções, são aguardados os secretários municipais de Governo, Castellar Modesto Guimarães, e de Saúde, Danilo Borges Matias; a gerente de Atenção Primária à Saúde da pasta, Nathália Pontes de Albuquerque; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Pádua Aguiar; os secretários de Atenção Primária e de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros e Helvécio Miranda Magalhães Junior; o coordenador Administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel), Israel Arimar de Moura; e representantes dos Conselhos Distritais de Saúde das nove regionais do Município.

Superintendência de Comunicação Institucional