MOBILIDADE URBANA

Comerciantes da Avenida Pedro II reivindicam liberação de estacionamento

Segundo lojistas, faixa de ônibus prejudica comércio. Demanda é por permissão de estacionamento aos sábados, em horário comercial

quinta-feira, 9 Novembro, 2023 - 18:45

Foto: Thalisson Venâncio/CMBH

A Avenida Pedro II, importante via que conecta a Avenida Olegário Maciel, no Centro, ao Anel Rodoviário, na Região Noroeste, abriga diversos comércios e serviços, em especial do setor automotivo, como lojas de peças e oficinas. Desde 2014, a avenida conta com faixas de ônibus, o que, segundo os comerciantes, impede o estacionamento e, consequentemente, prejudica os negócios e a geração de empregos na região. Para avaliar a possibilidade de permissão de estacionamento de veículos de pequeno porte aos sábados na faixa da direita, em horário comercial, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços reuniu nesta quinta-feira (9/11) lojistas e representantes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horionte (BHTrans). O requerente da audiência, Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL), anunciou que irá apresentar uma indicação ao Executivo, por meio da Comissão, sugerindo o atendimento da reivindicação.

Sérgio Fernandes Pinho Tavares lembrou que a faixa exclusiva para ônibus em ambos os lados da Pedro II foi implantada em 2014 como parte das intervenções viárias no âmbito da Copa do Mundo daquele ano, que teve Belo Horizonte como uma de suas cidades-sede. Segundo o vereador, a implantação da faixa para ônibus na pista da direita da Avenida trouxe prejuízos para os comerciantes do local, conhecido ponto de venda de peças e serviços automotivos, tendo em vista que a impossibilidade de estacionar na via teria afugentado os clientes e prejudicado, inclusive, a oferta de empregos.

O presidente da Comissão, Braulio Lara (Novo), e o titular Fernando Luiz (PSD) também defenderam adequações no trânsito da Pedro II que viabilizem a liberação do estacionamento, facilitando o acesso dos clientes às lojas e beneficiando os comerciantes. Ainda conforme o requerente, um abaixo-assinado com mais de 500 adesões pede que a situação seja reavaliada de forma a permitir o estacionamento ao longo da avenida. Uma das alternativas sugeridas pelos comerciantes é a liberação do estacionamento de veículos de pequeno porte aos sábados, em todo o horário comercial, na pista onde circulam os ônibus.

Diversos lojistas da região acompanhavam a reunião remotamente. Presente no Plenário, o comerciante de peças usadas e presidente da Associação dos Lojistas do Comércio, Recuperação, Reciclagem, Ferros-Velhos e Recolhimento de Peças Automotivas do Estado (Adlex-MG), Marco Antônio da Silva, reiterou que os lojistas da Pedro II vêm tendo prejuízos desde a implantação da faixa para ônibus e agradeceu o empenho dos vereadores e da Comissão de Mobilidade Urbana em melhorar as condições de comércio no local, intermediando a reivindicação da categoria junto à Prefeitura. 

BHTrans

Diretor de Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira explicou que o número de viagens de ônibus no sábado na Pedro II representa 82% das ocorridas nos dias de semana e que a liberação de estacionamento na faixa da direita, atualmente utilizada pelos ônibus, retiraria um terço do espaço parade circulação da via. O gestor, que participou virtualmente, acrescentou que o aumento da velocidade operacional dos ônibus é uma solicitação recorrente, inclusive do Legislativo, e que o meio de obtê-lo são as faixas exclusivas, como a da Pedro II.

José Carlos argumentou ainda que as vias transversais da Pedro II têm estacionamento rotativo e a intensificação da fiscalização por parte da Guarda Municipal, de modo a garantir que a rotatividade seja respeitada, poderia possibilitar a ampliar o número de vagas na região. Respondendo a indagação de Braulio Lara, ele ponderou que não seria viável transferir a faixa de ônibus para a pista central, uma vez que há vários pontos de embarque e desembarque de passageiros às margens da via, junto à calçada de pedestres. A possibilidade de sinalizar a via com faixas tracejadas de modo a facilitar a entrada de veículos nas lojas também foi aventada.

Encaminhamento

Sergio Fernando comprometeu-se a enviar uma Indicação à Prefeitura sugerindo a análise da viabilidade da flexibilização de estacionamento de veículos na Avenida Pedro II. Após ser incluído na pauta da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, o requerimento da indicação precisará ser votado e aprovada pela maioria dos membros do colegiado e, só então, a proposição será encaminhada ao Poder Executivo.

Assista a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública - Finalidade: Dialogar sobre a possibilidade de permissão de estacionamento de veículos de pequeno porte na Av. Dom Pedro II, aos sábados, em horário comercial.35ª Reunião Ordinária -  Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e