DIREITOS DA MULHER

Parceria entre CMBH e OAB vai debater experiências e vivências da mulher em BH

Evento marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Espaços de poder, luta e cuidado estão na pauta

segunda-feira, 13 Novembro, 2023 - 12:00

Criação Visual:OAB/MG

O índice de empoderamento da mulher no Brasil está em 0,637, o que põe o país entre as nações de médio-baixo empoderamento. Criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Mulheres, a taxa avalia oito critérios que vão desde o acesso a métodos de planejamento familiar e gravidez na adolescência até a participação no mercado de trabalho e a violência doméstica. Vinte e cinco de novembro é lembrado, mundialmente, como o Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Para marcar a data em BH, a Câmara Municipal e a Ordem dos Advogados do Brasil / Secção Minas Gerais (OAB/MG), por meio da Comissão de Enfretamento à Violência Contra a Mulher, realizam na próxima quinta-feira (16/11) o Seminário “Mulheridade em pauta: Experiências e Vivências”. O evento ocorre a partir das 18h30, no Plenário Amynthas de Barros, e as inscrições, que são gratuitas e limitadas, já podem ser realizadas. A conferência é aberta à ampla participação e certificado de 3h/aula será emitido.

Articulado pela vereadora Loíde Gonçalves (Pode), o seminário pretende debater não apenas propostas de soluções para o enfrentamento à violência contra a mulher, mas também formas de aumentar o espaço ocupado pelas mulheres nos ambientes institucionais do município, contribuindo para a maior participação feminina no poder de decisão. O evento tem início às 18h30 com cadastramento e welcome coffee e a previsão de encerrramento é para as 21h.

Programação

O seminário terá dois painéis. O primeiro, às 19h15, abordará o tema ‘As experiências de mulheridade em locais de poder institucional’, tendo como palestrantes a vereadora e advogada Loíde Gonçalves e a presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Isabella Pedersoli. A mediação será da secretária-geral adjunta da comissão da OAB/MG, Gabriella Andréa.

No segundo painel, marcado para as 20h30, o tema apresentado será ‘Luta, Cuidado e Potência: Vivências Femininas na cidade de Belo Horizonte’. As palestrantes serão a responsável pelo Coletivo Mulheres da Quebrada e articuladora popular Sheila Bacelar e a membro da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Camila Rufato. A mediação está a cargo da secretária-geral da comissão da OAB/MG, Hannah Mossen.

Às 20h45 está prevista uma homenagem à delegada Karine Fernandes (titular da Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher e ex-titular da Casa da Mulher Mineira da Polícia Civil/MG ) e à advogada Angela Botelho (vice-presidente da OAB/Minas Gerais) por suas contribuições em prol das mulheres de BH.

Diferenças de gênero no mundo todo

O índice de empoderamento criado pelo PNUD e Onu Mulheres integra relatório The Paths to Equal (Os Caminhos para Igualdade). Recentemente lançado, o estudo é dedicado a mapear de maneira mais abrangente o avanço da situação das mulheres no mundo e a pontuação média mundial ficou em 0,607 e da América Latina e Caribe, em 0,633. O estudo foi feito a partir da análise de dois índices complementares – o de Empoderamento das Mulheres (WEI) e o Global de Paridade de Gênero (GGPI), em 114 países. As duas taxas variam de zero a um, e quanto mais próximo de um, maior o empoderamento de mulheres. O documento revela que “a liberdade das mulheres para fazer escolhas e conquistar oportunidades permanece amplamente restrita. Além disso, grandes diferenças de gênero dentro dos países são também registradas no mundo todo”,  informa o site ONU Mulheres/Brasil.

Superintendência de Comunicação Institucional