AUDIÊNCIA PÚBLICA

Campanha salarial de servidores da Prefeitura será discutida nesta quarta

Entidade sindical afirma que Executivo postergou negociação salarial e solicita apoio do Legislativo

terça-feira, 5 Dezembro, 2023 - 14:00
Fachada da Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante o dia

Foto Rodrigo Clemente/PBH

A campanha salarial 2023/2024 e o impasse entre servidores municipais e a Prefeitura de Belo Horizonte e seus reflexos no orçamento da cidade serão tema de audiência pública realizada pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas nesta quarta-feira (6/12), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Gabriel (sem partido), o encontro visa abrir diálogo com servidores do Executivo Municipal, que reclamam que o prefeito Fuad Noman (PSD) não ouviu o sindicato que representa a categoria durante a campanha salarial. A população pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário eletrônico. O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.
 
Presidente da Câmara, Gabriel (sem partido) disse ter recebido, no final de novembro, uma carta do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), repudiando a fala do prefeito Fuad Noman (PSD) de que a paralisação de diversas categorias tenha sido política. Gabriel disse que o processo de negociação das pautas apresentadas pelos servidores se iniciou no começo de 2023 e foi decisão do Executivo postergar a discussão para este momento. Ele explica que sempre dialogou com o sindicato dos servidores do Legislativo, concedendo, inclusive, um reajuste este ano maior que o proposto pelo Executivo. “Valorizar o servidor público é também garantir um serviço público melhor para a população. Isso é bem diferente do que o prefeito disse em entrevista de que 'chega ano eleitoral, começa uma discussão mais política que técnica’. Estou fazendo o básico: ouvindo o sindicato que representa os servidores do Executivo", disse o presidente.
 
Os convidados esperados são os secretários municipais de Fazenda, Leonardo Colombini, de Planejamento, Orçamento e Informações, André Abreu Reis, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda de Siqueira Neves, e o vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Israel Arimar de Moura. Também estão previstas as presenças de representantes dos sindicatos dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Ilda Aparecida de Carvalho Alexandrino, dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed/MG), André Cristiano dos Santos, e dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), Wanderson Paiva Rocha. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional