Câmara Cultural

Estudantes participam de concurso e ganham desenhos de Yara Tupinambá

Proposto pelo curador da exposição, concurso se baseou nas obras expostas e premiu dois estudantes com desenhos da artista

quinta-feira, 7 Dezembro, 2023 - 13:15
Três estudantes desenhando, sentados à mesa.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Estudantes da Escola Estadual Henrique Diniz, situada no Bairro Santa Efigênia e vizinha à sede da Câmara de BH, visitaram a exposição Belo Horizonte de Yara, que faz parte do Programa Câmara Cultural, na tarde de quarta-feira (6/12). O evento é parte das atividades de encerramento do ano letivo e foi acompanhado por Geraldo Porfírio da Silva, genro da Yara e curador da exposição. Durante o evento, Silva propôs um concurso de desenhos inspirados da obra da artista plástica, e premiou os dois estudantes melhor classificados com desenhos da artista mineira. Os vencedores foram João Victor Saraiva Senra Alves e Iuri Daniel Alves da Silve, do 9º e 8º ano do ensino fundamental, respectivamente.

O presidente da câmara, Gabriel (sem partido), acompanhou a atividade. “Estou muito feliz de ver vocês curtindo a obra de Yara Tupynambá e desenhando – aproveitem que esse espaço é de vocês”, disse. O diretor da escola, Silvio Eustáquio Rodrigues Júnior, explicou que a atividade contou com 40 estudantes com idades entre 11 a 15 anos. “Essa geração ainda tem uma certa inocência; eles ficaram muito felizes em colorir e desenhar e conhecer a Câmara”, disse.

Corredor Cultural

Inaugurado em outubro deste ano, o Corredor Cultural Alberto da Veiga Guignard exibe três exposições, dentre elas as exposições Belo Horizonte ontem e hoje: Poder Legislativo sempre presente, cujo objetivo é propor uma reflexão sobre a capital mineira a partir das trajetórias dos Poderes Legislativo e Executivo; e Belo Horizonte da Yara, com 62 quadros do acervo da artista, ambas visitadas pelos alunos da Escola Estadual Henrique Diniz. O corredor é parte do Programa Câmara Cultural, instituído pela Mesa Diretora por meio de deliberação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 29 de julho. Além da galeria de arte e exposições, o programa prevê o cineclube câmara; concursos culturais; feiras; festivais; e parcerias culturais.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita guiada a exposição Belo Horizonte da Yara - Escola Estadual Henrique Diniz