AUDIÊNCIA PÚBLICA

Trânsito no entorno da Catedral Cristo Rei e do Shopping Estação é desafio

Esses e outros empreendimentos com acesso através da Avenida Cristiano Machado apresentam pontos de estrangulamento de trânsito

quarta-feira, 6 Dezembro, 2023 - 16:30

Os desafios da mobilidade urbana local no entorno da Catedral Cristo Rei, Shopping Estação BH, UNA Linha Verde e outros empreendimentos com acesso pela Avenida Cristiano Machado serão discutidos em audiência pública da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (7/12), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitada por Loíde Gonçalves (Pode), a reunião colocará em pauta mudanças de tráfego e trânsito na região, como a redução de três para duas pistas na Avenida Cristiano Machado, sentido aeroporto, no início da trincheira de acesso à Avenida Vilarinho. O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube. A população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário eletrônico
 
No texto do requerimento, Loíde explica que os empreendimentos mencionados, acrescidos de locais como Mc Donald’s e Pizzaria Guarani, têm causado preocupação aos moradores da região e usuários das vias de acesso, tanto para os bairros lindeiros à Avenida Cristiano Machado, quanto para as cidades da região metropolitana. A redução de pista citada soma-se a outros “gargalos” na Cristiano Machado, sentido Centro, nos acessos à Faminas, Shopping Estação e UNA Linha Verde, com redução da capacidade da via no encontro da Rodovia MG-010 com a avenida.  A parlamentar comenta que, nos horários de maior demanda, são formadas filas triplas defronte ao Shopping Estação, prejudicando consideravelmente a fluidez do trânsito. 
 
“Até o momento não percebemos nenhuma intervenção por parte da Prefeitura e dos empreendimentos de impacto operantes nos locais para solucionar o problema, que dia após dia aumenta de complexidade”, afirmou a vereadora. Ela sugere que um tratamento na Avenida Cristiano Machado deveria vir acompanhado de obras estruturantes nos acessos aos bairros lindeiros, que já apresentavam problemas antes da instalação dos empreendimentos citados. Loíde Gonçalves conclui ser urgente uma previsão orçamentária, com recursos municipais ou oriundos de contrapartidas, para que investimentos em projetos de mobilidade urbana sejam implantados na região, solicitando que a Prefeitura assuma responsabilidades sobre os questionamentos feitos pela população da região. 
 
Os convidados esperados para o debate são os superintendentes de Mobilidade, André Soares Dantas, de Desenvolvimento da Capital, Henrique de Castilho Marques de Sousa, a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A (BHTrans), Julia Gallo, além de representante da Secretaria Municipal de Regulação Urbana.
 
Superintendência de Comunicação Institucional