AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, acidente envolvendo abrigo de ônibus e ciclista na Pampulha

Comissão já solicitou remoção do abrigo e tentou debater problema sem resposta ou participação do Executivo

terça-feira, 19 Março, 2024 - 15:30
Abrigo de ônibus na orla da Lagoa da Pampulha, durante o dia

Foto Google Maps

A presença de um abrigo de ônibus ao lado da ciclovia localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, próximo ao número 2797, na orla da Lagoa da Pampulha, é tema de audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços na próxima quinta-feira (21/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Jorge Santos (Republicanos), o evento irá discutir soluções para o local, que conta com fluxo intenso de pedestres e ciclistas durante a maior parte do dia e nos finais de semana. A reunião sobre o problema foi marcada inicialmente no mês passado, mas a Prefeitura não mandou representantes, impedindo o diálogo. Desta vez, o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas, foi convocado a participar e pode responder administrativamente se não comparecer.  A audiência será transmitida pelo canal da CMBH no YouTube, e está aberta a perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário até o encerramento do debate.
 
No texto do requerimento, Santos conta que, no dia 10 de outubro do ano passado, um ciclista se feriu gravemente ao colidir com o abrigo quando tentava desviar de um pedestre que aguardava o ônibus. O parlamentar afirma que o abrigo está em um local inapropriado, pois a ciclovia, que cria uma intensa presença de ciclistas, acaba por dividir o espaço com os usuários das linhas de ônibus. O vereador acrescenta já ter enviado solicitação para remoção do abrigo, sem resposta por parte da Prefeitura até o momento. 
 
Segundo Jorge Santos, em 8 de fevereiro desse ano, foi marcada audiência pública para tratar da questão, mas o evento não ocorreu porque os membros do Executivos convidados não compareceram. Nesse contexto, o parlamentar solicitou a convocação do superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional