NOVOS VEREADORES

Professora Nara (Rede) e Wagner Messias (União) assumem mandatos

Parlamentares assumiram cadeiras após TSE cassar a chapa do PROS nas eleições de 2020 por fraude à cota de gênero

segunda-feira, 25 Março, 2024 - 16:45
Professora Nara toma posse como vereadora, ao lado de outros parlamentar suplente, Wagner Messias, parlamentares, familiares e apoiadores no Plenário Amynthas de Barros.

Foto: Karoline Barreto / CMBH

Wagner Messias (União), conhecido como Preto, e Professora Nara (Rede) tomaram posse como vereadores nessa segunda-feira (25/3), no Plenário Amynthas de Barros, com a presença de parlamentares, familiares e apoiadores. Eles assumiram as cadeiras após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa do PROS nas eleições de 2020 por fraude à cota de gênero, o que fez os ex-vereadores Wesley Moreira (Progressistas) e César Gordin (Solidariedade) perderem seus mandatos. No início da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), convidou Nara e Preto a fazer o juramento de posse; eles prometeram "manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, a Lei Orgânica do Município, e promover o bem geral do povo belo-horizontino, exercendo seus mandatos sob a inspiração e o interesse público da lealdade e da honra". 
 
Pedagoga formada pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, atuando por mais de 30 anos da Vila Maria, Bairro Jardim Vitória, Professora Nara, em suas primeiras palavras após a posse, disse que seu mandato será em favor do poder transformador da educação. Ela contou que, após ter conquistado a primeira suplência, aguardou pela oportunidade de servir a Belo Horizonte com entrega e comprometimento. “Mais do que nunca estou determinada a concentrar todos os esforços no que ainda podemos conquistar juntos. Quero expressar minha profunda gratidão a todos vocês, em especial a 2.670 eleitores que confiaram em mim o voto, à minha família e aos amigos apoiadores desse projeto. Nossa missão é garantir que cada criança e cada jovem tenha as mesmas oportunidades de desenvolvimento e crescimento, independente do seu contexto socioeconômico”, disse, acrescentando estar aberta ao diálogo, colaboração e aprendizado mútuo em relação aos demais vereadores. 
 
Wagner Messias, o Preto, relembrou já ter cumprido seis mandatos anteriores como vereador, iniciados em 1997, e se prontificou a trabalhar em conjunto com os colegas parlamentares. “Nós temos que ser unidos e companheiros, nós passamos a nossa vida mais aqui do que com nossa família”, afirmou, convidando os vereadores a trabalharem pela cidade, que atravessa desafios como dengue, transporte, chuvas e alagamentos. Preto ressaltou a necessidade de ajudar tanto o presidente da Câmara quanto o prefeito de Belo Horizonte. “A cidade é mais importante que nós, nós estamos vereadores. Vamos ser unidos, trabalhar pela cidade, produzir leis boas, e nos empenhar na fiscalização”, disse, antecipando ter propostas de temas que considerou “polêmicos”, como a regulamentação de torcidas organizadas, do comércio aos domingos e a implementação de rodízio de trânsito em algumas áreas da cidade. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional

Posse Vereadores – Preto e Prof. Naiara