AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de linha de ônibus para centro de saúde no Barreiro será tema de debate

Moradores dos bairros Teixeira Dias e Santa Helena reclamam da dificuldade de acesso à nova unidade. Audiência é nesta quinta (7), às 13h30

quarta-feira, 6 Novembro, 2024 - 16:30

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

Inaugurado no último dia 14 de outubro, o novo Centro de Saúde do Diamante/Teixeira Dias, na Regional Barreiro, atendeu antiga demanda de usuários e trabalhadores da unidade quanto à melhoria da infraestrutura. Entretanto, a falta de transporte público está limitando o acesso de uma parte da população até o local. Para debater a questão, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realiza audiência pública nesta quinta-feira (7/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, a pedido do vereador Professor Juliano Lopes (Podemos). A reunião será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de BH no YouTube e é aberta à participação de qualquer cidadão.

O parlamentar explica que não há linhas de ônibus para deslocamento dos moradores dos bairros Teixeira Dias e Santa Helena em direção ao centro de saúde. Assim, a audiência se propõe a debater essa situação, sendo convidados a participar a coordenadora da Regional Barreiro, Lidiane de Sousa Monteiro; o superintendente de Mobilidade Urbana (Sumob); André Soares Dantas: representante da BHTrans Deusuite Matos Pereira de Assis; a gerente do novo Centro de Saúde, Grazielle Cristina de Souza; e o presidente da Comissão Local de Saúde,  Roney Assunção Barbosa. 

A construção desse centro de saúde é uma demanda antiga dos moradores dos bairros Brasil Industrial, Diamante, Novo Santa Cecília, Vila Pinho, Olaria, Teixeira Dias, Santa Helena e Miramar. O assunto já havia sido tema de audiências em 2015 e em 2017 a pedido do mesmo vereador. De acordo com Professor Juliano Lopes, as solicitações foram motivadas por reclamações e denúncias de servidores e usuários que apontavam a insuficiência de espaço e a precariedade das instalações e reivindicavam a realização de reformas ou a demolição e construção de um novo centro de saúde para atender a região - o que veio a se concretizar esse ano com a inauguração das novas instalações.

Com dois pavimentos, o novo Centro de Saúde do Diamante/Teixeira Dias conta com 17 consultórios para atendimentos gerais, incluindo salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacinação, espaço multiuso, farmácia, área para zoonoses e setores administrativos. 

Superintendência de Comunicação Social