Ouvidores da Câmara de BH participam de evento da Ouvidoria-Geral do Estado
“Conexão Ouvidoria: Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública” celebrou os 21 anos da OGE/MG com palestras e oficinas

Foto: Assessoria/Gabinete Braulio Lara
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) reuniu gestores e servidores públicos, ouvidores, palestrantes e convidados na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (8/8). Marcando os 21 anos do órgão, o evento “Conexão Ouvidoria: Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública” abordou temas como papel das ouvidorias, boas práticas e estratégias para aproximar o poder público e o cidadão. Compondo a mesa a convite da ouvidora-geral do estado, Gabriela Siqueira, o ouvidor da Câmara de BH, vereador Braulio Lara (Novo), destacou a importância da conexão real com as pessoas para entender e atender seus anseios e convocou a união de forças para "trazer uma melhoria real da nossa sociedade”. O controlador-geral do estado, Rodrigo Fontenelle, a chefe da Polícia Civil, Letícia Gambogi, e a secretária de estado de Planejamento e Gestão Silvia Listgarten também elogiaram a atuação da OGE, “essencial para a transparência pública e para a consolidação do Estado democrático de direito”, e as inovações implementadas, “exemplo de evolução na forma de ouvir e responder ao cidadão”. A ouvidora administrativa e uma servidora da Ouvidoria do Legislativo participaram de todas as palestras e oficinas, a fim de qualificar o atendimento e os serviços da instituição.
Atenção e orientação
Para Braulio Lara, ouvidor da Câmara de BH, os ocupantes da função têm como grande desafio estar sempre com “a antena ligada” e conectados com as pessoas, dar atenção, entender seus anseios, para fornecer as respostas corretas. “Os colegas brincam que eu sou o falador, não o ouvidor”, relatou. Segundo ele, muitas vezes não existem informações claras sobre os meios e caminhos que devem ser acionados pelos cidadãos, e o ouvidor passa a ser também um “articulador”.
“É óbvio que, em nossa função, existem as denúncias, situações que precisam ser aprofundadas e investigadas; mas na maioria das vezes o que as pessoas querem é acolhimento, é serem ouvidas. É você dar uma parte do seu tempo para, com essa atenção, dar a melhor orientação”, reforçou.
Parabenizando o órgão anfitrião pelos 21 anos de atuação, o parlamentar conclamou todos os ouvidores e agentes públicos presentes a unirem forças para trazer “uma melhoria real da nossa sociedade”.
Palestras e oficinas
Ao longo de todo o dia, atividades ministradas por ouvidores, especialistas e gestores de instituições públicas e privadas proporcionaram aprendizado, troca e aplicação de conhecimentos. O período da manhã foi dedicado às palestras: “Tríade da excelência"; "A Importância da estratégia da ouvidoria em uma instituição financeira”; “Ouvidoria estratégica: escuta ativa e qualidade no atendimento ao cidadão”; e “A resposta pública como ativo: estratégias do Reclame Aqui para fortalecer a ouvidoria e a confiança do cidadão”.
Durante a tarde, foram realizadas oficinas práticas com temas de interesse de ocupantes do cargo e servidores do setor, como linguagem simples, prevenção e combate ao assédio moral e sexual e uso de inteligência artificial. A ouvidora administrativa da Câmara, Isadora Fróes Torrent, lotada na Controladoria Geral, e a funcionária da Ouvidoria Vanesa Santos também compareceram ao evento e participaram de toda a programação a fim de se capacitar e se atualizar sobre o assunto, aprimorando o atendimento do setor.
Saiba mais
A Ouvidoria da CMBH atua desde 2013, com a função de registrar e dar o tratamento adequado às sugestões, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informação sobre as atividades da Câmara. O cargo de ouvidor é exercido por um vereador, designado pelo presidente eleito no início do primeiro e do terceiro ano de cada legislatura, para um mandato de dois anos. O atendimento ao cidadão é prestado de segunda a sexta, das 8h às 19h, pelos telefones (31) 3555-1112 e 3555-1472, ou pelo link “Fale com a Câmara”, no portal CMBH.
Criada em 2004 pela Lei Estadual 15.298, a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao chefe do Poder Executivo, responsável pelo recebimento, registro e encaminhamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores do estado. As informações geradas contribuem para a fiscalização e subsidiam políticas e ações para o aprimoramento da gestão e do controle social dos órgãos públicos.
Superintendência de Comunicação Institucional