TV CÂMARA

Cooperação entre municípios da RMBH é tema do programa “Câmara Debate”

Inclusão escolar será discutida no "Câmara Entrevista"

terça-feira, 30 Abril, 2013 - 00:00
Logo da TV Câmara

Logo da TV Câmara

O trabalho cooperativo entre os legislativos municipais, desenvolvido pela Frente de Vereadores Metropolitanos (FREVEM), com foco nas questões de mobilidade, saúde e planejamento, é o tema da nova edição do programa "Câmara Debate", que estreia amanhã (quarta-feira, 1/5) às 18h. Já o “Câmara Entrevista” da semana, que vai ao ar na próxima sexta-feira (3/5), abordará a política municipal de inclusão escolar.

Com o objetivo de buscar ações e soluções conjuntas para os 14 municípios do Colar Metropolitano e todos os 34 que compõem a Região Metropolitana da capital, a Frente foi idealizada em 2007, durante o seminário de abertura do Fórum Metropolitano da RMBH, promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, e oficializada durante a II Conferência Metropolitana, em dezembro de 2009. Os principais temas discutidos pelos parlamentares são meio ambiente, transportes e mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

O debate, que contou com a participação dos presidentes das câmaras municipais de BH e de Ribeirão das Neves, Léo Burguês de Castro (PSDB) e Célio Eustáquio da Fonseca, o Lelo (PSB), do 2º vice-presidente da Câmara de Contagem, Eduardo Sendon (PSDB) e do chefe da Divisão de Consultoria Legislativa da CMBH, Maurício Moura, abordou especialmente as questões de mobilidade e saúde, além da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Câmara Debate é reprisado às terças e quintas-feiras às 18h, às segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h30, aos sábados, às 17h30, e aos domingos às 7h, no canal 11 (a cabo).

Câmara Entrevista

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população tem necessidades especiais, que podem ser de diversas ordens - visuais, auditivas, físicas, mentais, múltiplas e distúrbios de conduta, além de superdotação ou altas habilidades. Dados do Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Educação de BH apontam o crescimento de matrículas de alunos com deficiência no ensino regular em território brasileiro de 2004 a 2012 foi de 586,5%, passando de 81.344 para 558.423 matrículas em escola comum. Em Belo Horizonte, foram 3.446 alunos com deficiência matriculados nas 254 escolas regulares e UMEIs da rede municipal em 2013. 

Para discutir a situação da política de inclusão escolar na capital, incluindo aspectos como a demanda reprimida no município, a adequação da infraestrutura dos estabelecimentos e a capacitação dos professores, critérios para a obtenção de vagas, entre outros, foram convidados o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), professor e presidente da Comissão de Educação da CMBH; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de BH, Maria das Graças Rodrigues; e a gerente de coordenação pedagógica e de formação da Secretaria Municipal de Educação, Dagmar Brandão.

 O "Câmara Entrevista" vai ao ar na sexta-feira às 18h, com reprises nas segundas e quartas-feiras, às 6h30 e 18h, às sextas, às 6h30, aos sábados, às 7h30, e aos domingos, às 17h.

Superintendência de Comunicação Institucional