Programas abordam metrô de BH e estrutura da cidade para a Copa
Especialistas e vereadores discutem os temas no Câmara Entrevista (5/6) e no Câmara Debate (6/6)

Apresentados semanalmente na TV Câmara, os programas Câmara Debate e Câmara Entrevista desta semana abordarão, mais uma vez, temas de interesse da cidade e que afetam o dia a dia de seus habitantes e visitantes. Com a participação de autoridades e especialistas, o primeiro vai debater a estrutura da cidade de Belo Horizonte para receber a Copa do Mundo 2014, que inicia na próxima semana, e o segundo vai tratar de questões relacionadas ao metrô. Os programas estreiam respectivamente na quinta (5/6) e na sexta-feira (6/6), às 18h, pelo canal 11 da TV por assinatura ou pelo portal da CMBH.
Uma das sedes do Copa do Mundo da Fifa 2014, a capital mineira vai receber seis jogos, dois deles podendo ser da seleção brasileira. Segundo estimativa do governo federal, BH deverá ser a quinta cidade mais procurada pelos turistas - cerca de 570 mil pessoas, sendo 140 mil estrangeiros. Aproximando-se o fim do prazo, muitos se perguntam se o que foi montado para a Copa vai ser suficiente para atender a todos e se a cidade está preparada para receber um evento deste porte.
Para analisar questões como atendimento à saúde, segurança, mobilidade e lazer, entre outras, o programa Câmara Debate desta semana reúne o secretario municipal da Copa, Camilo Fraga Reis; o coordenador especial da Copa da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (SETES-MG), Mário Guimarães; o coordenador de mobilidade para a Copa da BHTrans, Gabriel Gazola; e o vereador Alexandre Gomes (PSB), integrante da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Casa.
O Câmara Debate estreia nesta quinta-feira (5/6), às 18h, com reprises na sexta-feira às 6h30, sábado às 17h30, domingo às 7h, segunda e quarta da semana que vem às 6h30 e na terça-feira às 18h.
Metrô de BH
Inaugurado em 1º de agosto de 1986, o metrô de BH transportou 64,9 milhões de passageiros em 2013, 13% a mais que no ano anterior, e a demanda vem aumentando significativamente nos últimos meses. Gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema vem sendo alvo de diversas reclamações. Com plataformas e vagões lotados, especialmente nos horários de pico, milhares de usuários da linha 1 (Eldorado-Vilarinho) se queixam do desconforto e da falta de mais carros, horários e linhas.
Para avaliar o aumento da demanda e os impactos da Copa do Mundo, as medidas necessárias para melhorar o atendimento ao usuário, além dos planos e ações do poder público para o aperfeiçoamento do sistema, o programa Câmara Entrevista desta semana recebe o secretário geral da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de BH, Francisco Maciel; o presidente da Metrominas, José Eugênio Monteiro de Castro; e o vereador Joel Moreira Filho (PTC), membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e autor de projeto de lei que garante a expansão do horário de funcionamento do metrô na capital.
O Câmara Entrevista vai ao ar na sexta (6/6), às 18h. As reprises do programa podem ser conferidas no sábado às 7h30, no domingo às 17h, na segunda e na quarta-feira às 18h, e terça e quinta às 6h30.
Superintendência de Comunicação Institucional