TV CÂMARA

Programas da semana abordam tecnologia e cirurgia bariátrica

Edições inéditas são veiculadas na TV a cabo (canal 11) e na frequência digital aberta 61.4

quarta-feira, 19 Agosto, 2015 - 00:00

Pesquisas apontam que nove em cada dez brasileiros acreditam que a tecnologia torna a vida mais fácil. Mas, além de vantagens, ela também pode causar problemas. Os pontos positivos e negativos da tecnologia são tema do programa Câmara Debate desta semana, que vai ao ar nesta quinta-feira (20/8), às 18h. Já o Câmara Entrevista, que estreia na próxima sexta (21/8), às 18h, discutirá a cirurgia bariátrica, de redução do estômago, mostrando indicações e contraindicações, além de hábitos a serem adotados após a operação. As edições são veiculadas na TV a cabo (canal 11) e na frequência digital aberta 61.4, além do portal da CMBH.

Um estudo britânico feito com internautas em todo mundo concluiu que a tecnologia tornou as pessoas mais felizes porque despertou nelas uma sensação maior de liberdade e autonomia. E a tecnologia caminha a passos largos. Para se ter uma ideia o Facebook chegou a 1,5 bilhão de usuários, quase um quarto da população mundial. Na área da telefonia celular não é diferente. Segundo a Anatel, o Brasil já tem mais de 282 milhões de linhas. Mas quais são os problemas que vem junto com a tecnologia?  Estudos do governo americano apontam que até o ano de 2020, cerca de 55% dos empregos existentes hoje no mundo serão extintos. Aqui em Belo Horizonte um aplicativo de carona paga, o Uber, está provocando polêmica e já foi discutido várias vezes na Câmara Municipal.

Foram convidados para o Câmara Debate a doutora em Comunicação e professora do Centro Universitário de Belo Horizonte, Debate Lorena Tárcia, o professor de Sistema da Informação, Fernando Antônio Costa, a psicóloga Marisa Santiago e o vereador Doutor Sandro (Pros).

O programa é reprisado domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e sábado e terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O número de obesos aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica, de redução do estômago, vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau três. Em casos mais graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas não são suficientes para resolver o problema. Nessas situações, apenas uma intervenção médica mais efetiva, como a cirurgia bariátrica, pode resolver o problema. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil aumentou 10% em 2014 em relação às realizadas em 2013.

Existem dois tipos de cirurgia bariátrica. A gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago, é uma plástica no estômago, que tem por objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. O segundo tipo é a cirurgia disabsortiva (ou derivação biliopancreática), em que é feita a redução do tamanho do estômago e um desvio do trânsito intestinal.

A reeducação alimentar após a cirurgia bariátrica é fundamental para garantir uma boa recuperação e auxiliar o organismo a se adaptar ao procedimento, e  pacientes que passam pela cirurgia devem ser acompanhados por longo tempo, para receberem orientação para uma dieta qualitativamente adequada.

Participarão do Câmara Entrevista o médico cirurgião especialista em cirurgia da Obesidade Mórbida, René Berindoague Neto, a psicóloga e mestre em transtornos alimentares, Renata Corrêa Carvalho, e a escritora e paciente operada de redução de estômago, Lu Fernandes.

O programa tem reprises sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional