Comissão constata bom atendimento na unidade mais procurada do Barreiro
Verificou-se apenas a necessidade de reformas para garantir maior privacidade nos atendimentos
Foto: Bernardo Dias / CMBH
Atendendo a cerca de 19 mil usuários cadastrados na Região do Barreiro, o que corresponde a mil pessoas por dia, o Centro de Saúde Independência foi vistoriado, nesta quarta-feira (10/7), pela Comissão de Saúde e Saneamento. Foi constatado o bom funcionamento do posto, sendo observada apena a necessidade de pequenas reformas, para garantir maior privacidade nos atendimentos e maior segurança. A demanda será encaminhada pelos vereadores à Secretaria Municipal de Saúde.
O acesso de usuários ao Centro de Saúde Independência é o maior de Belo Horizonte, com uma procura de 74% da população que mora na Região do Barreiro, incluindo os Bairros Independência, Petrópolis e Mineirão.
Quanto ao quadro de funcionários, a unidade possui seis equipes do Programa Saúde da Família (PSF) completas, com médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem; uma equipe de apoio, com ginecologista, pediatra e dois clínicos; e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. O posto também conta com quatro equipes de saúde bucal, 27 agentes comunitários de saúde (ACSs) e nove agentes de combate a endemias (ACEs). No que se refere à equipe de Zoonoses, conforme relatos dos profissionais, este ano, para minimizar os casos de dengue, foram feitos mutirões de limpeza juntamente com a SLU. Vale ressaltar que foram confirmados pelo Centro de Saúde Independência 580 casos, somente no Bairro Independência, de abril até o final de maio. A unidade possui 15 consultórios, disponibilizando atualmente à população 92% dos medicamentos demandados.
Segurança
A gerente da unidade, Kênya Vidal, informou sobre a ocorrência de roubos e pichações, mas disse que foram instaladas câmeras de segurança no local. Apesar de não ser contemplado com a ronda da Guarda Municipal, o posto conta com a patrulha da saúde, que circula de duas a três vezes por dia na região. Na oportunidade, foi apontada a necessidade de reforma para ampliação da altura do muro de entrada para melhoria da segurança. Conforme informou Maiare Silvério, da Diretoria de Saúde da Regional Barreiro, a solicitação foi encaminhada pela Regional à Sudecap, aguardando resposta sobre o encaminhamento e análise do pedido pela PBH.
Também foi apresentada na visita demanda relativa à estrutura do posto, salientando que o mesmo foi construído há 30 anos e precisa ser modernizado. Segundo a gestão, o espaço físico atende satisfatoriamente aos usuários e foi realizada reforma para pintura no início do ano. Contudo, foi sugerida a transferência da farmácia para as proximidades da porta externa, bem como a construção de um balcão na recepção, a fim de separar a sala de espera dos consultórios, garantindo, assim, maior privacidade aos atendimentos.
Encaminhamentos
O vereador Wesley Autoescola (PRP) destacou a importância da separação dos ambientes no centro de saúde, para a realização do atendimento por médicos e enfermeiros nos consultórios, considerando hoje o livre acesso da população a todas as instalações. Ele informou que a comissão encaminhará a solicitação à Secretaria Municipal de Saúde, para que seja priorizada a construção de um balcão na entrada do posto.
No encontro, também esteve presente a Comissão Local de Saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional