AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nesta quinta (19/8), Comissão debate a importância de áreas de escape no Anel

Entre 2020 e 2021, índice de acidentes na via aumentou; audiência deve contar com representantes de órgãos do Governo Federal

quarta-feira, 18 Agosto, 2021 - 11:15
trecho de rodovia, com caminhão trafegando, sem acostamento ou áreas de escape. Placa indica redução de velocidade

Foto: Divino Advincula/ PBH

Entre janeiro e junho de 2021 foram registrados 924 acidentes nos 27 quilômetros do Anel Rodoviário. Mais de um terço deles, 352, registraram vítimas. No mesmo período do ano passado, foram 801 acidentes e 301 deles com vítimas. Os dados são da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, e algumas das dificuldades apontadas são a falta de área de escape, o aumento do fluxo de veículos e a falta de fiscalização eletrônica de velocidade. Em setembro de 2020, dez radares da via foram retirados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sem previsão de reinstalação. Na Câmara Municipal a via segue sendo motivo de preocupação de parlamentares que, desde o ano passado, têm buscado representantes de órgãos do Governo Federal e de outras esferas para o estudo de soluções que possam minimizar os riscos para os motoristas que trafegam diariamente pelo Anel Rodoviário. Nesta quinta-feira (19/8), às 13h30, no Plenário Camil Caram, uma audiência pública vai debater a importância da construção de áreas de escape para reduzir a ocorrência de acidentes e salvaguardar a vida dos cidadãos que diariamente transitam pela via. O encontro, requerido por Irlan Melo (PSD), acontece no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, e as pessoas interessadas em participar já podem enviar perguntas e sugestões por meio de formulário disponível aqui.

Veículos desgovernados e visita técnica

As áreas de escape são construídas nas margens das rodovias, principalmente em trechos de descida, com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1m preenchida com argila expandida. No requerimento em que solicita a audiência, Irlan lembra que além de travar a circulação dos munícipes e afetar economicamente a circulação de bens e mercadorias, as condições em que se encontra a via colocam em risco a vida dos cidadãos que cotidianamente utilizam a via para exercer seu labor ou deslocar-se pela cidade.

Em maio de 2021, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, Wesley (Pros), acompanhado de Irlan e Professor Juliano Lopes (Agir), realizou uma visita técnica ao Ministério da Infraestrutura, em Brasília, onde se reuniram com o ministro Tarcísio Gomes. Na ocasião, o grupo expôs a necessidade urgente de intervenções no Anel para evitar os inúmeros acidentes e mortes no trecho que corta o Município - o que ocorre desde sua implantação, há 60 anos -, e apresentar as soluções propostas pela Comissão Especial que estudou o assunto na última legislatura (2017-2020) ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e à empresa concessionária, especialmente a construção de áreas de escape, que não foram atendidas.

Convidados

Para o encontro desta quinta-feira estão convidados o responsável pela Coordenação de Exploração da Infraestrutura Rodoviária em Minas Gerais (COINFMG), como representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Alcides dos Santos; o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Minas Gerais, Gustavo Frederico Boerger; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais (PRF/MG), Marco Antônio Territo de Barros; o diretor superintendente da Concessionária BR-040 S/A —Via 040,  Luciano Moreira Santos; o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; e o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa.

Superintendência de Comunicação Institucional