Solução para encosta que desabou no Morro do Querosene em pauta na segunda
Desabamento de 2019 ainda não foi solucionado. Região também precisa de urbanização, diante de população crescente
![Larga encosta coberta por lona, durante o dia.](https://cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2023/08/morro_querosene.jpg?itok=uoTNpI8z×tamp=1691160866)
Foto Google Maps/Street View
A situação da encosta que desmoronou em 2019, no Morro do Querosene, e a falta de solução em relação à urbanização do local serão debatidos em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na segunda-feira (7/8), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), o evento irá tratar da necessidade de providências diante dos fatos mencionados e do aumento da população da região. A audiência pode ser acompanhada presencialmente ou de modo remoto, pelo canal da Câmara no YouTube. Os interessados podem encaminhar perguntas, dúvidas e sugestões por meio deste link.
No requerimento, Reinaldo Gomes Preto Sacolão afirma que o desmoronamento da encosta no Morro do Querosene ainda não foi solucionada, nem o local foi urbanizado. Para o vereador, a falta de estrutura e de acolhimento para os locais vêm causando insegurança e transtornos. Ele complementa que a região apresenta crescimento populacional significativo, o que justifica a urbanização do local. “É necessário discutir os desafios do atual cenário dessa população para buscarmos perspectivas para a melhoria desse contexto”, conclui Reinaldo.
O morro em questão se situa na rua Henrique Sales, no bairro Luxemburgo, em frente ao número 252, e desabou em 2019, causando inúmeros transtornos. Naquele ano, os bombeiros fizeram a limpeza no local para desobstruir a via. Em 2020, foi instalada uma lona escorada com troncos, e o local permanece sem intervenções da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde então. Além do risco de deslizamento, o acúmulo de sujeira favorece a proliferação de ratos que invadem os prédios da região.
Foram convidados o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, o coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul, Álvaro Eduardo Goulart, o superintendentes de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Sergio Luiz Soares de Souza Costa. Também estão previstas as presenças do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel Waldir Figueiredo Vieira, dos presidentes do Conselho de Administração da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, e da Associação dos Moradores e Amigos dos bairros Luxemburgo, Coração de Jesus e Vila Paris (Amalux), Marcos Righi.
Superintendência de Comunicação Institucional