AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, impactos da Stock Car na rotina de alunos e professores da UFMG

Disputa automobilística deve ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto na Esplanada do Mineirão. Expectativa é de 80 mil pessoas

segunda-feira, 6 Maio, 2024 - 11:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em dezembro do ano passado a Prefeitura da Capital assinou termo de apoio para realização de etapa da Stock Car em BH. A disputa automobilística marcada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto (quinta-feira a domingo), na Esplanada do Mineirão, deve atrair um público de cerca de 80 mil pessoas. Para debater os impactos gerados com o evento, em especial, os que devem incidir sobre a rotina de estudantes, professores e trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará na próxima quarta-feira (8/5) audiência pública às 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB), a reunião será transmitida pelo ao vivo pelo canal da CMBH e pessoas interessadas poderão enviar perguntas, comentários e/ou sugestões por meio de formulário já disponível.

Estímulo à economia x impactos

Ao assinar a proposta de trazer para BH etapa da competição internacional, a Prefeitura ressaltou que a ‘realização do evento impactará diretamente na geração de emprego e renda e na promoção de investimentos para a capital mineira, além do estímulo à economia local por meio do aumento no consumo de bens e serviços, atração de turistas e na divulgação de Belo Horizonte e seus diversos atributos, como cultura, gastronomia e modo de vida’.

Para Sérgio Fernando Pinho Tavares, entretanto, a realização do evento carece de debate e a audiência deve ser uma oportunidade de fomentar discussão ampla e democrática acerca dos impactos causados.

Entre os convidados para o debate estão representantes de diversas Secretarias Municipais como Educação; Governo; Obras e Infraestrutura; Meio Ambiente e Política Urbana; além de membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV/MG); Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan/ MG); Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; BHTrans; Projeto Manuelzão; Centro de Comunicação da UFMG e Pró-reitoria de Administração da UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional