Debate sobre área verde no Jardim América será retomado em nova reunião
Empreendimento imobiliário na região preocupa moradores
Área verde ameaçada por empreendimento imobiliário tem mais de 20.000m²
A requerimento dos vereadores Elaine Matozinhos (PTB) e Autair Gomes (PSC), presidente e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, será realizada nesta quinta-feira (17/10), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública com a finalidade de dar prosseguimento à discussão iniciada em setembro sobre o empreendimento da construtora MASB no Bairro Jardim América, região Oeste de BH, que ameaça uma área verde de aproximadamente 20.000m².
Na primeira audiência, realizada no dia 19 de setembro por solicitação de Autair Gomes, moradores e lideranças comunitárias criticaram o empreendimento e pediram a preservação da mata, percebida por eles como um importante patrimônio da região e de Belo Horizonte. Situada entre a Av. Barão Homem de Melo e a Rua Gama Cerqueira, a área ameaçada se configura como um grande bosque encravado no coração do bairro, em uma área intensamente urbanizada da capital.
Na ocasião, foi relatado que o espaço poderá dar lugar a um conjunto de torres com 276 apartamentos e 700 vagas de garagem. Além do prejuízo ambiental, os moradores temem os impactos sobre o já saturado trânsito da região. Em consonância com as reivindicações dos moradores, Elaine Matozinhos sugeriu a desapropriação da área para criação de um parque ecológico. Por sua vez, a Prefeitura informou que o processo de licenciamento para a obra encontrava-se paralisado.
Com o objetivo de verificar o andamento do assunto e aprofundar a discussão, a Comissão encaminhou a realização de uma nova audiência, desta vez com a participação de representantes da Construtora MASB, responsável pelo empreendimento.
Convidados
Além dos empreendedores, foram convidados para dar prosseguimento ao debate o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e vice-prefeito da capital, Délio Malheiros, e o gerente executivo do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Ricardo Cordeiro e Costa; os secretários municipais adjuntos de Regulação Urbana, Branca Macahubas, e de Planejamento Urbano, Marcello Faulhaber; e o gerente de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio César De Marco;
Também são aguardados representantes das promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo e de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural; Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG); Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda); ONG Ponto Terra; Movimento pela Preservação da Área Verde do Jardim América; e associações comunitárias da região.
Superintendência de Comunicação Institucional