VISITA TÉCNICA

Vereadores viajam no Move e conhecem centro de controle

Parlamentares embarcaram na estação Tamoios e seguiram até a São Gabriel

terça-feira, 25 Fevereiro, 2014 - 00:00
Vereadores viajam no BRT e conhecem centro de controle

Vereadores viajam no BRT e conhecem centro de controle

O BRT (Transporte Rápido por Ônibus, em inglês), chamado Move em Belo Horizonte, está se preparando para entrar em funcionamento. Desde o dia 15 deste mês foram 240 viagens de teste e 200 motoristas receberam treinamento para trabalhar nos veículos. Nesta terça-feira (25/2), 22 vereadores fizeram uma viagem pelo sistema. Também visitaram o Centro de Controle de Operações (CCO), localizado no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH), no Bairro Floresta (região leste).

Os vereadores embarcaram em um veículo articulado do Move na estação Tamoios (localizada na Avenida Paraná, esquina com Rua Tamoios), no Centro, e seguiram até a estação em construção São Gabriel, pela Avenida Cristiano Machado, retornando à Tamoios. A estação visitada, Tamoios - como as outras a serem construídas - tem ar condicionado, displays com informações para os usuários (como número da linha e previsão de chegada), câmeras internas e acesso ao nível do veículo. Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, os ônibus, biarticulados, têm quase 19 metros de comprimento, quatro câmeras de segurança, ar condicionado e  motor com baixo índice de poluição.

Sobre a previsão de funcionamento do transporte, o diretor-presidente garantiu: “Até maio todo o sistema do BRT estará operando nos dois corredores (Cristiano Machado e Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho) que convergem para a área central por um grande motor formado pelas avenidas Paraná e Santos Dumont”.

Vereadores comentaram a visita: “Deu para poder entender a dimensão da mudança que vamos ter”, afirmou Bim da Ambulância (PTN). A questão de administrar o tempo do usuário, segundo ele o maior questionamento, foi bem colocada, como a questão da segurança e do acesso e conforto da população.“A visita foi muito importante. Mas tenho medo de que o BRT não fique pronto até a Copa. Tem muita coisa pra fazer ainda, muitos terminais que não estão prontos”, questionou o vereador Juninho Paim (PT).

Centro de Controle

Segundo o superintendente da Transfácil (consórcio que controla o CCO), Luiz Cláudio Rocha, o centro funciona 24 horas e é responsável por monitorar à distância, em tempo real, todo o sistema do BHBus (3 mil ônibus comuns) e agora os 428 do Move, por meio de vários cadastros eletrônicos: de linhas e sublinhas, pontos de embarque e desembarque, velocidades permitidas e horários programados  para viagens. Câmeras instaladas nas estações, nos ônibus e nas garagens têm ligação direta com terminais eletrônicos no Centro.

Rocha explicou que todos os ônibus têm um chip com tecnologia GPRS 3G que envia informações para o centro, como velocidade e localização. A central já controla 216 câmeras do sistema convencional e controlará 407 do Move, sendo 207 internas (dentro das estações) e 200 externas (nas vias). Os painéis de passageiros, com informações sobre proximidade de embarque das linhas (alguns dos quais já estão em operação), também são monitorados pelo CCO. “O centro é o que há de mais moderno em gestão de transporte”, afirmou o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César. Segundo ele, será inaugurado um novo centro no Bairro Buritis (região Oeste de Belo Horizonte), que trabalhará em sintonia (por meio de ligações de fibra ótica) com o atual.

“Fiquei impressionado. A cidade de Belo Horizonte ganha um grande sistema e está de parabéns com o nosso transporte coletivo. Quem ganha com isso é o cidadão”, elogiou o vereador Preto (DEM).

Presenças

Estiveram presentes na visita técnica os vereadores Adriano Ventura (PT), Autair Gomes (PSC), Bim da Ambulância (PTN), Bispo Fernando Luiz (PSB), Bruno Miranda (PDT), Coronel Piccinini (PSB), Dr. Nilton (PROS), Henrique Braga (PSDB), Juninho Los Hermanos (PROS), Juninho Paim (PT), Leonardo Mattos (PV), Marcelo Álvaro Antônio (PRP), Marcelo Aro (PHS), Orlei (PT do B), Pablo César “Pablito” (PV), Pelé do Vôlei (PT do B), Professor Wendel (PSB), Silvinho Rezende (PT), Wagner Messias “Preto” (DEM), Wellington Bessa "Sapão" (PSB), Veré da Farmácia (PT do B) e Vilmo Gomes (PT do B). Também participou da visita o secretário municipal de Relações Institucionais, Marcello Abi-Saber e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Daniel Nepomuceno.

Superintendência de Comunicação Institucional