Parlamento Jovem 2015 será aberto oficialmente na quinta-feira
Segurança Pública e Direitos Humanos é o tema deste ano

Parlamento Jovem 2015 será aberto oficialmente na quinta-feira
No próximo dia 19/3, às 14h, o plenário principal do Legislativo Municipal receberá estudantes, professores, coordenadores e demais envolvidos para a abertura oficial dos trabalhos da edição 2015 do Parlamento Jovem em Belo Horizonte. O evento também marcará o primeiro encontro dos alunos do ensino médio das três escolas participantes e extensionistas da PUC Minas que atuarão como monitores, auxiliando os jovens a debater e elaborar proposições sobre “Segurança Pública e Direitos Humanos”, tema da 12ª edição do projeto.
A cada edição, escolas de ensino médio da capital são selecionadas pelos parceiros do projeto para participar do Parlamento Jovem. Em 2015, serão duas escolas públicas estaduais - Cândido Portinari e Professor Morais – e uma particular, o Colégio São Pascoal. Cada escola, por sua vez, selecionou 30 alunos para participar das atividades. Antes do início dos trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Casa e um pouco de suas atividades por meio do Projeto Visite à Câmara, também coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH, e participaram de reuniões e minicursos preparatórios.
Para capacitação dos monitores, selecionados entre os alunos de extensão das PUC Minas, parceira do Projeto, foram oferecidos minicursos na Câmara e na própria Universidade sobre assuntos como processo legislativo, democracia e cidadania. Neste ano de 2015, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi o escolhido para ser desenvolvido ao longo do ano pelos jovens, cujos debates deverão resultar na elaboração de propostas. As proposições apresentadas, juntamente com as dos PJs de outros municípios, poderão ser acolhidas na Comissão de Participação Popular e vir a tramitar na Assembleia Legislativa.
O que é o Parlamento Jovem
Programa de formação política e educação para a cidadania, o Parlamento Jovem de MG, iniciado em 2004 em Belo Horizonte, é destinado aos estudantes de ensino médio e superior e dá aos jovens a oportunidade de conhecer as atribuições e participar efetivamente das atividades parlamentares. O objetivo do programa é promover uma reflexão sobre o papel do cidadão no contexto do parlamento, contribuindo para a construção de uma visão sistêmica da sociedade de modo a possibilitar o diagnóstico de demandas da população e a busca de soluções, por meio de pesquisas, oficinas, visitas técnicas, debates e apresentação de propostas ao Poder Público.
As escolas são selecionadas pela CMBH e a PUC Minas de acordo com critérios estabelecidos pela Coordenação do Projeto, e cada escola indica os alunos que as representarão, segundo critérios próprios de escolha.
Em 2010, a iniciativa ganhou a parceria de outras câmaras municipais interessadas, consolidando-se como programa estadual. No total, este ano são 41 municípios mineiros envolvidos. Selecionados pela PUC Minas, alguns estudantes da instituição são capacitados para atuar como monitores.O PJ é uma parceria da Câmara Municipal de Belo Horizonte com a PUC Minas.
Abertura oficial
Para a solenidade de abertura oficial do Parlamento Jovem 2015 em Belo Horizonte, comporão a Mesa o secretário Geral da Casa, vereador Coronel Piccinini (PSB), representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o Pró-Reitor de Extensão da PUC Minas, Prof. Wanderley Chieppe Felipe; o chefe de Departamento do Curso de Ciência Sociais da PUC Minas, Prof. Manoel Neto; e representante das Escolas do Legislativo da Assembleia Legislativa e da Câmara de BH.
Durante o evento, haverá a assinatura do Termo de Compromisso da CMBH com as escolas participantes, apresentação de vídeo sobre o Projeto e palestra do Professor Flávio Sapori sobre “Segurança Pública e Direitos Humanos”, tema a ser trabalhado nesta edição do PJ.
Superintendência de Comunicação Institucional